Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Nothing Phone (2) vs. Phone (1) - vale a pena fazer o upgrade?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

Um ano após lançar o Phone (1), o seu primeiro smartphone, a Nothing lançou no início deste mês de julho o Phone (2). O novo equipamento traz muitas melhorias face à geração anterior, mas será que vale a pena fazer o upgrade?

Neste artigo trago-te cinco pontos que expõem as principais melhorias de um smartphone para o outro. É claro, este artigo baseia-se na minha opinião, que tive oportunidade de testar os dois equipamentos em alturas diferentes.

Nothing Phone 2
Nothing Phone (2)

4 pontos que podem justificar o upgrade para o Phone (2)

1. Processador

O Phone (2) chegou ao mercado com o processador Snapdragon 8+ Gen 1, sendo que o Phone (2) tem o Snapdragon 778G+. Isto significa que os utilizadores que fizerem o upgrade terão um smartphone duas vezes mais rápido.

Isso nota-se principalmente na velocidade de abertura de apps, que levou inclusivamente o Phone (2) a vencer o iPhone 14 neste campo. Mas se não fores um utilizador intensivo e não jogares jogos pesados no smartphone, o Phone (1) continua a atender perfeitamente no campo do desempenho.

Nothing Phone (1)
Nothing Phone (1)

2. Câmaras

O Phone (2) tem um processador de imagem capaz de capturar 4 mil vezes mais dados que o Phone (1). Isso acaba por nos trazer imagens bem mais detalhadas e possibilidades mais avançadas para a câmara. Disso resulta a gravação 4K a 60 fps ou HDR Raw.

No entanto, para uma utilização diária a câmara do Phone (1), embora não esteja ao mesmo nível, continua bastante capaz. Será uma questão de perceber quão exigente és com as fotografias e vídeos que fazes com o smartphone.

Nothing Phone (2)
Nothing Phone (2)

3. Ecrã

O ecrã do Phone (2) é não só um painel mais brilhante, como é maior. Se antes tínhamos um painel com com 6,55 polegadas e pico de brilho de 1200 nits, agora passamos para 6,7 polegadas e pico de brilho de 1600 nits.

Pese embora o maior ecrã, o ecrã já tinha boa qualidade no Phone (1) e a diferença de tamanho não é muito notória. O que faz diferença é o aumento do pico de brilho, que torna o ecrã muito mais utilizável no exterior, com muita luz a incidir.

Nothing Phone (1)
Nothing Phone (1)

4. Bateria

O novo aparelho sofreu um aumento de bateria de 4500 mAh para 4700 mAh. Além disso, o Snapdragon 8+ Gen 1 é um processador mais eficiente, e o aparelho passa de um carregamento de 33 W para 45 W. Um bom incremento, mas não o suficiente para justificar a troca de equipamento.

Embora com diferenças subtis na Glyph Interface e traseira curvada no Phone (2), os aparelhos possuem a mesma linguagem de design. Além disso, em ambos os casos temos carregamento sem fios de 15 W, e o Nothing Phone (1) também receberá a Nothing OS 2.0.

Nothing Phone (2)
Nothing Phone (2)

Conclusão

Obviamente que o Phone (2) é um melhor smartphone que o Phone (1). Tem um processador mais poderoso e eficiente, ecrã maior e com mais brilho, câmaras com mais qualidade e possibilidades, e uma bateria melhor que carrega mais rápido.

Para quem compre agora o smartphone, será entre gastar entre 350 a 400 € no Phone (1) ou gastar a partir de 679 € no Phone (2). E se houver budget para tal, justifica-se a compra do equipamento mais recente.

Nothing Phone 2

Nothing Phone (2)

Mas se tens o Phone (1) e estás satisfeito com ele, continua a ser um equipamento muito válido. E se não sentes essa necessidade, é porque provavelmente não precisas de fazer o upgrade.

Nothing Phone (1)

Nothing Phone (1)

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.