O Nothing Phone (2) é um dos mais recentes smartphones Android de gama alta da atualidade, sendo apresentado há escassas semanas. É tido como um telemóvel de gama alta e, como tal, capaz de rivalizar com os melhores smartphones do mercado como é o caso do iPhone 14 da Apple.
Todavia, face ao diferencial de preços entre ambos os produtos, será razoável colocar sequer estes produtos lado a lado? Foi precisamente isso que fez um canal de YouTube especializado nos testes de benchmarks e comparações de desempenho entre os equipamentos mais populares de mercado.
iPhone 14 Plus foi o rival do Nothing Phone (2)
A publicação avaliou a velocidade com que as várias etapas do teste foram completas, testando assim o seu desempenho no mundo real, ou pelo menos dando-nos uma aproximação de tal. Em todo o caso, podemos agora ver o Nothing Phone (2) frente a frente com o iPhone 14 Plus da Apple.
Em primeiro lugar importa frisar que o Nothing Phone (2) usado no teste foi a sua versão de topo com 12 GB de memória RAM do tipo LPDDR5. Note-se, porém, que a versão base deste smartphone Android entrega-nos 8 GB do mesmo tipo de memória RAM. Portanto, se fosse usada outra versão, os resultados dos testes poderiam ser diferentes.
O diferencial de preços é notória entre ambos os dispositivos móveis, bem como várias das suas especificações técnicas. É importante frisar que nenhum destes telemóveis tem o processador mais recentes dos respetivos campos. No caso da Apple, o chipset mas atual é o A16 Bionic, ao passo que a Qualcomm tem já o seu Snapdragon 8 Gen 2.
Em todo o caso, podemos observar no vídeo, abaixo, que o Nothing Phone (2) é ligeiramente mais veloz que o iPhone 14 Plus nas tarefas do quotidiano. O telemóvel consegue abrir todas as apps em apreço de forma muito rápida, mais até que o iPhone.
O mesmo se aplica também às apps de edição de imagem como a Snapseed e às apps de produtividade da Microsoft como o Word.
Teste mostra-nos as diferenças entre ambos os smartphones
Podemos também observar uma recuperação do iPhone 14 Plus na velocidade de exportação de vídeos através das apps de edição de vídeo.
Ora, algo que não surpreende ao compararmos o Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm face ao A15 Bionic da Apple, este último superior sobretudo no quesito gráfico.
Fica claro que o iPhone tem uma forte vantagem na gestão de recursos quando o telefone está a usar aplicações intensivas, que obrigam à ocupação de vários recursos.
Por outro lado, certo é que o Nothing Phone (2) conseguiu ainda assim superar o iPhone 14 Plus na avaliação geral do teste.
Na prática, o Nothing Phone (2) demorou 2 minutos e 50 segundos a terminar todas as tarefas da ronda de testes. Já o Apple iPhone 14 Plus demorou 2 minutos e 56 segundos. É uma diferença ainda notória que nos mostra bem a importância da otimização do software e hardware na vida real.
Editores 4gnews recomendam: