
A NOS acaba de realizar em Aveiro a primeira de uma série de demonstrações de condução autónoma. Um carro conseguiu parar sozinho para evitar um obstáculo, e a "magia" por trás disto foi a rede 5G da operadora.
Este teste faz parte do projeto pioneiro Route 25, um consórcio liderado pela Capgemini que junta várias entidades públicas, privadas e académicas para desenvolver os transportes inteligentes do futuro.
Como um carro travou sozinho
O cenário testado em Aveiro foi simples, mas eficaz. Uma câmara de vigilância, ligada à rede 5G, detetou um obstáculo na via. Em vez de enviar essa informação para um servidor distante, o sinal foi processado ali perto, numa plataforma de Mobile Edge Computing (MEC).
Essa plataforma enviou um alerta instantâneo ao carro autónomo, que recebeu a ordem e travou a tempo de evitar o perigo. Assim que a via ficou livre, o carro retomou a sua marcha.
O segredo está no Edge Computing (e no 5G que já usas)
O que torna isto tão especial? Segundo Carla Botelho, Diretora de Inovação da NOS, o teste foi feito a usar a rede 5G pública da NOS, ou seja, a mesma rede que tu usas no teu dia a dia. Isto prova que a infraestrutura atual já está preparada para suportar a condução autónoma.
O outro componente chave é o Edge Computing (MEC), uma tecnologia que a NOS diz ser pioneira a testar no país. Em vez de os dados viajarem centenas de quilómetros até um data center, são processados muito mais perto de onde são gerados.
Para um carro autónomo, isto é essencial, porque a diferença de alguns milissegundos no tempo de resposta pode ser a diferença entre travar a tempo ou ter um acidente.
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