Numa altura em que são revelados os dados sobre o 5G em Portugal do terceiro trimestre de 2023, os números falam por si. Portugal vê um aumento de 5% nas estações de base 5G em comparação com o trimestre anterior, o que representa 395 novas instalações.
Esta expansão não é uniforme e dinâmicas regionais interessantes, segundo os dados da ANACOM. Nas freguesias de baixa densidade, o crescimento é marcante com um aumento de 10%, ao totalizar 86 novas estações. Nas regiões autónomas, o incremento é mais modesto, mas ainda significativo, com um acréscimo de 1% e mais 2 estações a somar.
NOS continua a liderar a corrida do 5G em Portugal
Quando se fala em operadoras de telecomunicações, a competição pelo mercado 5G é evidente. A NOS destaca-se como a líder neste desenvolvimento, com um total de 3889 estações de base 5G, correspondendo a 47% do mercado.
A Vodafone segue logo atrás com 2950 estações, enquanto a MEO consolida a sua presença com 1387 estações. A Vodafone é aquela que mostra maior dinamismo trimestral, com um crescimento de 7%, seguindo-se a NOS e a MEO com um aumento de 4% cada.
Existem 8226 estações de base 5G distribuídas por 308 concelhos, sendo assim abrangida a totalidade dos concelhos em Portugal. Também já existem estações de base 5G a cobrir 1924 freguesias, o que representa 62% do total no nosos país.
Estes avanços na rede 5G são assentes numa infraestrutura que pode transformar a maneira como vivemos, trabalhamos e convivemos. Momentos como a comunicação em tempo real, a Internet das Coisas (IoT), a telesaúde e a mobilidade inteligente são apenas alguns dos campos que beneficiarão desta nova vaga de conectividade.
A distribuição geográfica das estações vai sendo cada vez maior, segundo os dados da ANACOM.
Editores 4gnews recomendam: