NOS bloqueia serviços de Wap Billing que levaram a fraudes. MEO admite fazer o mesmo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A NOS anunciou esta terça-feira que terminou com a possibilidade de os seus clientes ativarem ou subscreverem serviços de Wap Billing. A medida já entrou em atividade, tendo o objetivo de proteger os clientes, e aumentar a transparência dos serviços.

Segundo o site da ANACOM, o Wap Billing “é um mecanismo que permite aos consumidores adquirir conteúdos a partir de páginas WAP (Wireless Application Protocol), que são cobrados diretamente na fatura de serviço de acesso à Internet ou descontados no saldo (no caso dos pré-pagos)”.

O problema deste tipo de serviço é que muitas vezes acaba por resultar em cobranças indevidas aos clientes. Isto porque estes subscrevem um serviço de jogos, astrologia ou para adultos, sem confirmar ‘as letras pequenas’.

A medida surgiu depois de vários episódios de fraude por parte de “entidades terceiras que lesaram clientes” da NOS. A empresa admite que reagiu “sempre na desativação das subscrições fraudulentas e na devolução dos valores cobrados indevidamente aos seus clientes”.

NOS é a primeira operadora em Portugal avançar com a medida

A NOS é assim a primeira operadora em Portugal a dar este passo, que se aplica a novas adesões. Ou seja, os clientes que já tinham serviços de Wap Billing subscritos, vão continuar a tê-los disponíveis.

A empresa liderada por Miguel Almeida toma assim uma decião que promete ser seguida pelas concorrentes. Segundo avança o Jornal de Negócios, a MEO já admitiu seguir a NOS nesta prática.

Editores 4gnews recomendam:

  • NOS, MEO, Vodafone ou NOWO? Esta é a melhor operadora móvel de 2019! (Prémios 4gnews)
  • MEO segue caminho da NOS e lança tarifário para eSIM
  • Smartphones só para maiores de 21 anos! É o que pretende nova lei nos Estados Unidos
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.