NOS assina acordo na Madeira para transição digital e 5G

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A NOS e o Governo da Região Autónoma da Madeira celebraram esta semana um protocolo de cooperação. Este tem como objetivo acelerar a transformação digital da região através da aplicação da tecnologia 5G nos setores críticos para o crescimento económico e social da região.

Em foco para o desenvolvimento de projetos assentes na quinta geração móvel estarão as áreas de Saúde, Educação, Proteção Civil, Mar, Transportes e Turismo. Pretende-se que contribuam para a melhoria de vida da população e o aumento da competitividade das empresas.

À data, a NOS já iniciou a implementação da sua rede 5G na Região Autónoma da Madeira. Até ao final do primeiro semestre de 2022 promete dotar a região com 5G, cobrindo 98% da população. Estes investimento cifra-se nos 12 milhões de euros.

“2022 é indiscutivelmente o ano do 5G. Mas é também o ano em que a NOS assinala 30 anos de presença na Madeira. Um ano especial, de celebração de uma empresa com raízes locais e de claro contributo para o desenvolvimento tecnológico, social e económico da região”, afirma Miguel Almeida, CEO da NOS.

Em comunicado, a operadora revela que investiu mais de 20 milhões de euros em tecnologias fixas e móveis de última geração no arquipélago desde 2018. Estas permitem permitiram entregar uma experiência de telecomunicações completa em todo o arquipélago, bem como preparar a infraestrutura tecnológica para a chegada do 5G.

Chegada da tecnologia à região assinalada com conferência NOS 5G

A NOS promoveu a 1.ª Conferência 5G na região, visando incrementar o conhecimento e a divulgação das potencialidades desta rede e como a mesma vai impactar a vida das populações, empresas e instituições madeirenses.

Este evento realizado contou com Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, do Administrador Executivo da NOS, Manuel Ramalho Eanes, de Luís Correia, Professor do Instituto Superior Técnico, de Sofia Vaz Pires, CEO da Ericsson e ainda da Diretora Regional de Informática, Andreia Collard, entre outros palestrantes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Altice Portugal junta-se à Jornada Mundial da Juventude 2023
  • NOS cria nova solução pioneira 5G em Portugal
  • MEO Zine é a nova aposta que vais querer na NOS e Vodafone
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.