NordVPN admite que sofreu ataque por hackers. Entende

António Guimarães
1 comentário

Se consomes conteúdo de tecnologia no YouTube, certamente já ouviste o nome NordVPN. É uma das maiores empresas de VPN (Virtual Private Network) que patrocina vários canais de YouTube e sites pela internet fora. A empresa admitiu hoje ter sido vítima de um ataque de hacking.

De acordo com a NordVPN, a falha de segurança foi causada por um certificado TLS expirado. Este tipo de certificado é responsável por garantir a segurança das comunicações entre redes de computador, uma parte crucial no funcionamento do tráfego online.

Aparentemente, os hackers que comprometeram a segurança do serviço ganharam acessos administrativos a um dos servidores da empresa. Significa que os hackers tiveram acesso ao tráfego dos utilizadores da NordVPN, incluindo permissão para alterar informações.

NordVPN não foi a única afetada

Um utilizador de Twitter e hacker chamado @hexdefined comentou a situação, dizendo que os serviços TorGuard e VikingVPN também foram afetados pela mesma situação. Os serviços mencionados também tinham certificados TLS expirados, colocando em risco de exposição dados de utilizadores.

Hexdefined publicou tudo num tópico, detalhando como os ataques aconteceram e questionando como é possível tal coisa acontecer. De facto, é de certa forma irónica que um serviço que preza pela privacidade da navegação da internet tenha sido afetado desta forma. Podes ler o tópico em inglês e com mais detalhe aqui.

Para que serve uma VPN?

VPN significa Virtual Private Network (Rede Privada Virtual) e essencialmente permite criar uma ligação segura a outras redes na internet. Assim sendo, as VPN podem ser usadas para aceder a sites com restrição de localização e proteger a tua atividade online, evitando tracking por outros sites ou indivíduos mal intencionados.

É importante salientar que embora seja legal utilizar uma VPN, atividades como pirataria ou compra de produtos ilegais continua a constituir um crime virtual na maioria dos países. As VPN devem ser utilizadas para proteger a tua identidade, dados ou aceder a sites restritos por localização.

Editores 4gnews recomendam:

1 comentário
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.