NOKIA: Serão estas as características dos seus smartphones Android ?

Rui Bacelar
25 Agosto, 2016
Nokia, Android, 4gnews
Fonte: depositphotos.com

A Nokia lançará novos smartphones Android até ao final do ano, isso é certo. Depois de quase passar à história, a lenda viva com raízes finlandesas parece estar a querer voltar ao mercado dos dispositivos móveis. Estaremos a assistir ao regresso de toda uma dinastia? Ou, será que com o inexorável passar do tempo a Nokia não passa de uma saudosa memória?

Uma coisa é certa, a nova Nokia pouco ou nada tem a ver com a gigante que outrora dominou o mercado dos telemóveis. Estamos em plena época do smartphone e, ainda que grande parte da equipa original da construtora finlandesa tenha sido recuperada uma coisa é certa, um regresso em força não será fácil tendo em conta a competitividade extrema deste sector. Além disso, a Nokia deverá comissionar a produção dos seus novos smartphones a terceiros, bem como a gestão das vendas.

Vê também: Xiaomi Redmi Note 4: Novo gama-média apresentado oficialmente por menos de 160€

Posto isto, vamos às novidades. Sou da opinião que a Nokia tem que apresentar um equipamento de gama alta, um flagship invejável e que desperte o interesse do consumidor mais exigente e claro, é neste sector de mercado onde as construtoras têm uma maior margem de lucro, exemplo disso é a Apple. Ora, um dos novos smartphones da Nokia terá o processador topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 821 o que nos diz claramente, este será o topo de gama!

Eis que ficamos saber que os próximos smartphones da Nokia passaram pela aplicação de testes e benchmarks, a GeekBench 3. Aí deixaram uma lista de especificações, facilmente adulteráveis ou criadas num programa de edição de imagem mas adiante, como qualquer leak ou fuga de informação não podemos garantir a veracidade das informações até que seja emitido um comunicado oficial (normalmente com a apresentação dos dispositivos).

Pelos visos, o mais poderoso dos novos Nokia's será o Nokia 5320 que terá um processador com 4 núcleos de processamento (quad-core) a 2.27Ghz e 2GB de memória RAM e apesar desta configuração de processador corresponder à do Snapdragon 821, a quantidade de memória RAM é estranhamente baixa, 2GB para 2016 equivalem a um equipamento de gama-média.

1O mais provável é estarmos a olhar para um protótipo que poderá ser alterado e melhorado até à sua apresentação oficial. Além disso, é de estranhar a versão do Android utilizada, o KitKat 4.4 não é propriamente a versão mais recente e tudo isto me leva a crer que os dados apresentados sejam relativos a uma unidade de pré-produção, vulgo protótipo.

Por último, o segundo dispositivo Nokia que apareceu na GeekBench é o Nokia RM-1490 (nome de código). Este equipamento apresenta um processador AMD A8-5545M com velocidades de apenas 500MHz, 2GB de RAM e uma versão já arcaica do Android, o 4.2.2 JellyBen e eu quero acreditar que este produto será um wearable, um relógio inteligente e não um smartphone.

Em suma, este é o tipo de notícias que me deixa algo angustiado ou melhor, ainda mais ansioso. Ficamos a saber que a Nokia apresentará novos smartphones com o sistema operativo Android num futuro próximo e que um deles será um topo de gama. Contudo, a marca e o seu futuro continuam envoltas em mistério e numa indefinição atroz. Resta-nos estar atento aos próximos desenvolvimentos.

Talvez queiras ver:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).

Mais na 4gnews

Samsung Galaxy Fold chegará às lojas europeias em maio
Sony Xperia 2 só deverá chegar em setembro mas já se fala nele
Google Play Store: 7 launchers grátis que tens de experimentar
Xiaomi Mi Mix 4 ou Mi Mix 3S? Lançamento pode estar para breve
Xiaomi Redmi Note 7 Pro vai deixar muitos fãs desiludidos
Samsung Galaxy S10 com problemas de bateria em alguns modelos Exynos

Artigos que não podes perder

10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone
Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018
Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger
Os 15 melhores telemóveis baratos que valem (realmente) a pena em 2018