NOKIA: Serão estas as características dos seus smartphones Android ?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Nokia lançará novos smartphones Android até ao final do ano, isso é certo. Depois de quase passar à história, a lenda viva com raízes finlandesas parece estar a querer voltar ao mercado dos dispositivos móveis. Estaremos a assistir ao regresso de toda uma dinastia? Ou, será que com o inexorável passar do tempo a Nokia não passa de uma saudosa memória?

Uma coisa é certa, a nova Nokia pouco ou nada tem a ver com a gigante que outrora dominou o mercado dos telemóveis. Estamos em plena época do smartphone e, ainda que grande parte da equipa original da construtora finlandesa tenha sido recuperada uma coisa é certa, um regresso em força não será fácil tendo em conta a competitividade extrema deste sector. Além disso, a Nokia deverá comissionar a produção dos seus novos smartphones a terceiros, bem como a gestão das vendas.

Vê também: Xiaomi Redmi Note 4: Novo gama-média apresentado oficialmente por menos de 160€

Posto isto, vamos às novidades. Sou da opinião que a Nokia tem que apresentar um equipamento de gama alta, um flagship invejável e que desperte o interesse do consumidor mais exigente e claro, é neste sector de mercado onde as construtoras têm uma maior margem de lucro, exemplo disso é a Apple. Ora, um dos novos smartphones da Nokia terá o processador topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 821 o que nos diz claramente, este será o topo de gama!

Eis que ficamos saber que os próximos smartphones da Nokia passaram pela aplicação de testes e benchmarks, a GeekBench 3. Aí deixaram uma lista de especificações, facilmente adulteráveis ou criadas num programa de edição de imagem mas adiante, como qualquer leak ou fuga de informação não podemos garantir a veracidade das informações até que seja emitido um comunicado oficial (normalmente com a apresentação dos dispositivos).

Pelos visos, o mais poderoso dos novos Nokia's será o Nokia 5320 que terá um processador com 4 núcleos de processamento (quad-core) a 2.27Ghz e 2GB de memória RAM e apesar desta configuração de processador corresponder à do Snapdragon 821, a quantidade de memória RAM é estranhamente baixa, 2GB para 2016 equivalem a um equipamento de gama-média.

O mais provável é estarmos a olhar para um protótipo que poderá ser alterado e melhorado até à sua apresentação oficial. Além disso, é de estranhar a versão do Android utilizada, o KitKat 4.4 não é propriamente a versão mais recente e tudo isto me leva a crer que os dados apresentados sejam relativos a uma unidade de pré-produção, vulgo protótipo.

Por último, o segundo dispositivo Nokia que apareceu na GeekBench é o Nokia RM-1490 (nome de código). Este equipamento apresenta um processador AMD A8-5545M com velocidades de apenas 500MHz, 2GB de RAM e uma versão já arcaica do Android, o 4.2.2 JellyBen e eu quero acreditar que este produto será um wearable, um relógio inteligente e não um smartphone.

Em suma, este é o tipo de notícias que me deixa algo angustiado ou melhor, ainda mais ansioso. Ficamos a saber que a Nokia apresentará novos smartphones com o sistema operativo Android num futuro próximo e que um deles será um topo de gama. Contudo, a marca e o seu futuro continuam envoltas em mistério e numa indefinição atroz. Resta-nos estar atento aos próximos desenvolvimentos.

Talvez queiras ver:

  • Android Nougat deixará costumizar a barra de navegação do teu Android
  • Xiaomi Redmi Note 4: Novo gama-média apresentado oficialmente por menos de 160€
  • Caixa de iPhone 6 SE emerge na internet
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.