Nokia pode lançar um novo modelo "retro" em breve

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Através do Twitter, o CPO (Chief Product Officer) da HMD sugeriu que a Nokia irá lançar mais um telemóvel inspirado em modelos antigos. A HMD é a proprietária da Nokia sendo que o CPO, Juho Sarvikas, publicou a fotografia de uns ténis da Adidas de edição limitada.

A partir daí, o CPO fez a sugestão de que a "Nokia deveria lançar um novo modelo original", indicando que a empresa irá lançar um novo telemóvel este ano, em estilo retro. Por estilo retro, estamos a referir-nos a telemóveis lançados antes da era do Android.

No passado, a Nokia já tentou revitalizar alguns dos seus modelos mais icónicos como o 3310 modernizado. Adicionalmente, em 2018, a empresa lançou um modelo também novo do seu mítico 8110. Este manteve um formato clássico com teclas reveladas por uma capa deslizante. Contudo, as reacções dos consumidores foram mistas.

Haverá lugar no mercado para mais um Nokia retro?

A nostalgia é um sentimento explorado por bastantes empresas para vender produtos. Contudo, não é o sentimento mais adequado para vender tecnologia. Muitos consumidores recordam com saudade os tempos do 3310 e as mensagens de texto com caracteres limitados mas isso não é suficiente para as fazer comprar um produto cujo único atrativo é o fator nostalgia.

Assim sendo, a Nokia tem de ter cuidado. É claro que o lançamento destes telemóveis acaba por ser uma jogada de marketing mas talvez a empresa deva redirecionar recursos em continuar a sua linha de equipamentos Android, que tem tido um sucesso moderado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google News descontinua subscrições de revistas digitais
  • Estados Unidos: divisões militares banem TikTok
  • Google pode ter surpresa para o lançamento do Pixel 4a
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.