Nokia alega ter enviado dados para a China por engano

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Nokia está a ser investigada no seu país natal. A empresa é acusada de ter enviado, através dos seus smartphones, dados de utilizadores para um servidor chinês. A HMD Global já veio a público dizer que tudo não passou de um engano.

Obviamente a HMD Global mostra-se preocupada com as últimas informações. A investigação decorre na Finlândia, e alega que vários Nokia 7 Plus enviaram dados sensíveis de utilizadores para a China. A empresa quis vir a público explicar que a situação engloba uma pequena remessa de Nokia 7 Plus.

Além disso, segundo a empresa, os dados “nunca foram processados” e não seriam pessoalmente identificáveis. As coisas terão ficado aparentemente resolvidas com uma atualização de software em fevereiro. Por esta altura, “quase todos” os seus smartphones têm essa versão.

A empresa repudia as informações de que mais dispositivos tenham enviado informações semelhantes. Todos os smartphones Nokia, fora da China, enviam dados do dispositivo para os servidores da HMD Global em Singapura. Algo que, diz a construtora, é suportado pelas leis locais.

A Nokia diz que o erro está corrigido

Obviamente a investigação vai continuar. Até porque as alegações da natureza dos dados não permitem criar um quadro completo da situação. Até podem não identificar diretamente uma pessoa, mas não deixam de poder ser usados para criar um perfil pormenorizado da sua vida.

O erro parece corrigido. Contudo, tal mostra o cuidado que a Nokia e todas as construtoras devem ter com os dados pessoais dos utilizadores. A situação parece ter sido “uma vez sem efeito”. Ainda assim, gostamos de ter um pouco mais de confiança nas marcas que vendem no nosso mercado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Netflix apostará num novo plano para países específicos
  • Calculadora do Windows 10 ganhará função bastante útil para estudantes
  • Microsoft explica em que se baseia o xCloud

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.