Nokia altera a sua imagem pela 1.ª vez nos últimos 60 anos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Nokia mudou o seu logótipo. As novidades foram anunciadas na abertura do Mobile World Congress 2023 (MWC) visando alinhar os objetivos da marca com os novos desafios que pautam o seu crescimento. É a 1.ª vez que a empresa finlandesa altera a sua imagem de marca em cerca de 60 anos, com o novo aspeto bem visível nas imagens e vídeo que ilustra esta peça.

Tal como podemos observar pelas imagens, o novo logótipo da Nokia é composto por cerca de cinco elementos ou formas relativamente indistintas que, no conjunto, compõem a palavra Nokia. À memória surge, por exemplo, o novo logótipo da fabricante automóvel KIA.

Este é o novo logótipo da finlandesa Nokia

Nokia

Ao passo que o logótipo tradicional da Nokia, facilmente reconhecível em qualquer ponto do mundo, era associado sobretudo aos telemóveis de outrora, a marca quer agora dar um passo em frente. Por isso, tal como aponta o homem forte da marca, Pekka Lundmark, esta mudança era necessária.

"Era (o logótipo antigo) sobre telemóveis e atualmente somos uma empresa de tecnologia", apontou o executivo durante uma entrevista com a agência Reuters.

Até ao momento o logótipo antigo continua a figurar nas páginas oficiais da marca, bem como nos seus canais e redes sociais. Será a partir de agora uma alteração gradual, com a empresa a "lavar a cara", inaugurando uma nova era na sua atividade.

As várias facetas do novo logótipo da Nokia

This is Nokia, but not as the world has seen us before. Our new brand signals who Nokia is today. We’re unleashing the exponential potential of networks and their power to help reshape the way we all live and work. https://t.co/lbKLfaL2OI #NewNokia pic.twitter.com/VAgVo8p6nG

— Nokia #MWC23 (@nokia) 26 de fevereiro de 2023

O executivo, Pekka Lundmark, afirmou que esta alteração faz parte do seu grande plano para a Nokia desde que assumiu a pasta de CEO numa época de crise, em 2020.

O plano, composto por 3 etapas, colocará a Nokia a vender mais dispositivos a terceiros, ao setor empresarial, bem como a desenvolver novas tecnologias e soluções.

Nokia

Por outras palavras, a Nokia passará por um reboot em diversos setores, querendo acelerar o crescimento e implementar novas áreas de investigação na sua agenda.

Sucintamente, o foco primordial serão os clientes empresariais. Segundo o executivo "O nosso setor empresarial cresceu 21% no último ano e representa 8% das nossas vendas, ou cerca de 8 mil milhões de euros, mas esperamos aumentar esta cifra o quanto antes. Pelo menos duplicar estas cifras. O sinal é perfeitamente claro, só queremos estar num negócio que possamos liderar globalmente."

Uma nova era no seio desta fabricante europeia, além dos telemóveis

This is Nokia, but not as the world knows us. Our new era as an innovation leader is here. Visit our stand at #MWC23. Let’s harness the exponential potential of networks. https://t.co/Lx1McFXHAh pic.twitter.com/gh8kDpu52o

— Nokia #MWC23 (@nokia) 27 de fevereiro de 2023

O novo rumo da Nokia colocará a empresa no mercado da automação de linha produção e dos centros de dados. Ou seja, ficará frente a frente com gigantes como a Microsoft e Amazon. Algo que não passa despercebido ao atual CEO, mostrando-se confiante.

Nokia

Por fim, esta não é a primeira vez que a Nokia aposta em novos mercados, segmentos de atividade, ou procede a mudanças na sua imagem, senão vejamos um pouco da sua história.

  • A Nokia é uma empresa finlandesa fundada em 1865 como fabricante de papel e que mais tarde expandiu os seus negócios para incluir produtos de borracha, cabos elétricos e eletrónicos.
  • Já nos anos 1960, a Nokia entrou no mercado de telecomunicações.
  • A Nokia começou a fabricar telefones telemóveis no final dos anos 1980 e tornou-se líder mundial em telefones telemóveis nos anos 1990 e início dos anos 2000.
  • A Nokia também se tornou conhecida por seus smartphones com o sistema operativo Symbian.
  • Logo a partir de 2007, com o lançamento do iPhone da Apple e o crescimento do Android, a Nokia começou a perder terreno no mercado de smartphones.
  • Em 2011, a Nokia fez uma parceria com a Microsoft para produzir telefones com o sistema operativo Windows Phone.
  • No entanto, essa estratégia não deu certo e, em 2014, a Nokia vendeu a sua divisão de telefones à Microsoft.
  • Após a venda da sua divisão de telefones, a Nokia concentrou-se em outras áreas de negócios, como redes de telecomunicações e tecnologia de mapeamento e localização.
  • Em 2016, a Nokia adquiriu a empresa de tecnologia de saúde Withings e entrou no mercado de dispositivos de saúde e bem-estar.
  • Atualmente, a Nokia é uma das principais fornecedoras de equipamentos de rede de telecomunicações em todo o mundo e continua a investir em tecnologias de ponta, como 5G, Internet das Coisas e realidade virtual e aumentada.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.