Nokia admite que os seus telemóveis tem nomes confusos

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Durante uma entrevista ao Gadgets, o gestor de portfolio da HMD Global fez uma confissão caricata. Pranac Shoraff afirma que os telemóveis Nokia tem uma nomenclatura confusa e que os utilizadores não conseguem perceber a diferença entre os modelos.

A HMD Global é a empresa proprietária da Nokia, responsável pelos seus telemóveis e catálogo dos mesmos. Eis alguns nomes de modelos, desde que começaram a incluir Android:

  • Nokia 1
  • Nokia 2
  • Nokia 2.1
  • Nokia 3
  • Nokia 4.2
  • Nokia 3.1
  • Nokia 5
  • Nokia 5.1

Se olharmos para o padrão, até faz sentido. Quanto mais alto o número mais altas as especificações. Contudo, os consumidores não sabem isso. Imaginemos a confusão de um consumidor numa loja ao ser confrontado com 10 ou mais modelos diferentes.

Nesse sentido, Pranac disse que a Nokia reconhece esse erro e irá mudar a sua estratégia para os nomes dos telemóveis no futuro. Uma solução podia ser a criação de uma sub-marca como a Huawei com a Honor e a Xiaomi com a Redmi.

Apesar dos nomes, os telemóveis Nokia conquistaram um lugar no mercado Android

Para o consumidor que não quer comprar telemóveis online ou apostar nas várias marcas chinesas, a Nokia tem uma boa oferta de telemóveis. A principal vantagem de comprar um Nokia atualmente é sem dúvida o Android nativo, quase inalterado.

Alguns dos modelos de entrada como o Nokia 3.1, trazem até o Android One, a versão pura do sistema operativo da Google. Recentemente, todos os telemóveis Nokia receberam o mais recente Android Pie.

Além disso, seja em que gama for, os Nokia tendem a trazer boa qualidade de construção com alumínio e metal na sua construção. A inclusão do Gorilla Glass para proteção do painel frontal traz ainda mais valor a estes telemóveis.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.