Nokia 9: Valerá a pena esperar pelo topo de gama da Nokia?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Estou à procura de um novo smartphone topo de gama. Não porque necessite estritamente de uma nova máquina para lidar com a minha "dependência" da tecnologia mas porque sinto falta de um equipamento a que possa chamar meu. 2017 ainda há pouco começou e já está repleto de excelentes máquinas como o Nokia 3 chegarão às lojas entre abril e junho deste ano. Tratam-se de equipamentos de gama média com preços extremamente apelativos mas...falta um topo de gama, falta um flagship!

Nokia 9 : "Flagship" procura-se!

Por flagship entenda-se topo de gama, top de linha, aquele que reúne o que de melhor a marca tem para oferecer. De momento a marca já apresentou vários equipamentos de gama média e gama baixa mas falta ainda apresentar um novo topo de gama. Sabemos que a HMD (dona da Nokia) planeia apresentar 6 a 7 novos equipamentos este ano, o que me leva a acreditar no lançamento deste Nokia 9.

De acordo com a NokiaPowerUser (fonte), o Nokia 9 deverá utilizar um dos processadores mais potentes do mercado, o Snapdragon 835 da Qualcomm. Terá ainda, de acordo com fonte próxima da marca, um processador de áudio, para além do software Nokia OZO.

O "OZO" é um novo programa desenvolvido pela marca dedicado à qualidade de áudio. Será particularmente útil e atraente para quem gostar de ouvir música com recurso ao smartphone. Tecnologia esta que fará do Nokia 9 um smartphone cativante para quem, como eu, procura uma reprodução de áudio que vá além do streaming da Spotify ou do mero MP3. A OZO proporciona reprodução stereo em alta qualidade, baixa latência na reprodução de áudio em ambiente 3D, útil caso queiras desfrutar de conteúdos RV, (Realidade Virtual).

Especificações do Nokia 9

Num vislumbre, o Nokia 9 deverá contar com estas características técnicas:

  • Ecrã/Tela de 5.5 polegadas OLED Quad-HD
  • Qualcomm Snapdragon 835, Adreno 540
  • Câmara dupla 22 MP com lentes Carl-Zeiss
  • 6GB de memória RAM
  • 64GB / 128GB de armazenamento interno
  • Câmara frontal de 12MP
  • Bateria de 3800mAh
  • Tecnologia Qualcomm Quick-Charge 4
  • Scanner de Íris
  • Leitor de impressões digitais / Sensor biométrico
  • Nokia OZO: Motor de áudio com 3 microfones
  • Certificação IP68
  • SO: Android 7.1.2 Nougat

As especificações apontadas para o Nokia 9 mostram-nos um flaghip equipamento extremamente poderoso, pelo menos para os padrões de 2017. Resta-nos esperar por mais informações, datas e preços para este Nokia 9.

Os meus "Must's"

Quando procuro um novo smartphone presto particular atenção a cinco pontos essenciais. Design e qualidade de construção, Software (simples e sem grandes animações ou cores berrantes), Bateria, Performance e relação preço-qualidade. Pontos como o ecrã e câmara também são importantes mas não cruciais, na minha humilde opinião.

O último topo de gama que adquiri para uso pessoal foi o Sony Xperia Z2, já lá vão uns bons anos. Agora, dou por mim a folhear várias marcas na esperança de que uma me conquiste. Devo esperar pelo Nokia 9, eis a questão!

Pessoalmente creio que a Nokia ainda tem muito a provar. Isto é, apesar de toda a mística que associamos a este nome é importante relembrar que estamos perante um renascer. A Nokia de outrora não é exatamente a mesma Nokia que agora vemos a dar os primeiros passos neste mercado extremamente competitivo e nada complacente. Desejo, é claro, que este Nokia 9 seja apresentado mas terei que ver várias análises (reviews) antes de pensar em investir.

Outros temas relevantes:

Apple iPhone 8 e iPhone 7s: Chegam em Setembro e já se fala em especificações!

Renders do HTC U mostram-nos como poderá ser o smartphone

Motorola Moto X 2017: Especificações e Design dos novos Motorola

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.