Nokia 2.2 é oficial: chegou o novo Android One por 100 euros

Bruno Coelho
1 comentário

Foi apresentado o smartphone mais barato da Nokia que faz parte do programa Android One. Chama-se Nokia 2.2, e tem um preço apontado para a Europa de 99 euros.

O smartphone situa-se numa faixa de preço para utilizadores que pretendem realizar tarefas básicas, e conta com um painel de 5.7’ polegadas HD+ com margens reduzidas e uma notch gota de água. O Android One é o grande trunfo, já que o dispositivo fica com três anos de atualizações garantidas.

Especificações do Nokia 2.2

  • Processador Helio A22
  • Ecrã IPS de 5.7’ polegadas HD+
  • 2GB/3GB de RAM
  • 16GB/32GB de armazenamento (expansível via microSD)
  • Câmara traseira de 13MP com flash LED
  • Câmara frontal de 5MP
  • Desbloqueio através de reconhecimento facial
  • Bateria de 3000mAh (microUSB)
  • Android One (três anos de atualizações garantidas)
  • Entrada de áudio 3.5mm
  • Botão dedicado à Google Assistant
  • Cores: Preto e Cinzento
nokia 2.2
Nokia 2.2 chega em Preto e Cinzento (Steel)

Como seria de esperar num smartphone desta faixa de preço, o Nokia 2.2 é construído em plástico. Outro fator em que a Nokia teve de cortar foi na manutenção da entrada microUSB para carregamento, o que nesta faixa de preço não é de estranhar.

Os smartphones dentro destes valores não são conhecidos por receber atualizações durante muito tempo. A Nokia rompe com essa tradição ao colocar o dispositivo no programa Android One e a garantir que este recebe o Android Q e muito provavelmente a versão seguinte.

Nokia 2.2 conta com botão dedicado à Google Assistant

Do lado esquerdo do dispositivo estará outro ponto diferenciador. Trata-se de um botão dedicado à Google Assistant, que está em linha com o que a Nokia trouxe nos modelos 3.2 e 4.2. Em mercados onde a assistente virtual não funcione, o botão vai abrir a Pesquisa da Google.

nokia 2.2 google assistant

O desbloqueio do smartphone pode ser feito através de reconhecimento facial

Os 13 MP da câmara traseira e os 5MP da câmara frontal deverão fornecer fotografias satisfatórias para esta faixa de preço. Tendo em conta que este dispositivo não conta com o sensor de impressões digitais, vais poder usar a câmara frontal para efetuar o reconhecimento facial.

O processador que equipa o Nokia 2.2 é o Helio A22 da Mediatek. A apoiá-lo estarão 2GB/3GB de RAM ou 16GB/32GB de armazenamento, dependendo da versão. A bateria é de 3000mAh, e a Nokia mantém a entrada de áudio 3.5mm neste dispositivo.

O Nokia 2.2 será primeiramente lançado no mercado indiano, com as cores Preto e Cinzento. O preço começa nas 6999 rúpias indianas (qualquer coisa como 89 euros). A HMD Global prometeu lançamento global a rondar os 99 euros, mas não avançou com datas oficiais.

Editores 4gnews recomendam:

1 comentário
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.