A NIO é uma empresa chinesa, com sede em Xangai, maioritariamente conhecida pelos seus carros elétricos. Agora, contudo, prepara-se para uma nova aventura com a apresentação do seu primeiro smartphone.
A notícia foi confirmada por William Li, fundador e CEO da NIO, em entrevista a um órgão de imprensa local. Aí, o executivo afirma que este será o primeiro smartphone desenvolvido a pensar na sua interação com carros. O que significa isso? Ainda não sabemos em concreto.
Smartphone da NIO será o companheiro perfeito para os carros da marca
De acordo com as palavras de William Li, o seu primeiro smartphone foi concebido com um propósito até agora nunca explorado. O objetivo passa por desenvolver uma simbiose única com veículos automóveis, um produto sem precedentes do mercado.
O próprio Li esclarece que o primeiro smartphone da NIO foi pensado para colaborar com os carros da marca. Contudo, poderá ser utilizado por qualquer outro utilizador, se for esse o seu desejo.
Ainda que o executivo não se tenha alargado em detalhes, espera-se que o NIO Phone apresente funcionalidades únicas de interação com os carros da marca. Será precisamente neste ponto que estará o ponto de diferenciação deste produto, quem sabe com a capacidade de instaurar um novo exemplo a seguir para marcas do ramo automóvel e não só.
"Claro, também é um telefone de topo muito bom para utilizadores que não sejam proprietários de um NIO. Mas como objetivo principal, ele foi projetado para utilizadores de carros NIO".
Está prometido um smartphone topo de gama e um preço a condizer
William Li esclarece que o primeiro smartphone da sua empresa será um topo de gama, com algumas das melhores especificações do mercado. O seu preço estará no mesmo patamar de alguns dos principais produtos Android vendidos na China.
Ainda assim, o executivo sublinha que este será o primeiro produto do género da empresa e que terá algumas arestas por limar. Ele alerta para potenciais instabilidades, aconselhando os utilizadores a não ter as expectativas demasiado altas neste quesito.
Com o tempo fica a promessa de correção das instabilidades que possam surgir. Ainda assim, este é um produto que corresponde às expectativas criadas pela marca. Poderá, no entanto, não convencer utilizadores mais exigentes e com maior experiência no mercado Android.
Em primeiro lugar, a empresa chinesa está apostada em acertar na experiência básica. Por outras palavras, o foco inicial da NIO está gestão de energia, estabilidade e suavidade de utilização.
Acredita-se que o smartphone da NIO já terá sido avistado em público, ainda que fugazmente. Tal terá acontecido recentemente, na apresentação do veículo EC6, com um smartphone a surgir várias vezes nos primeiros 50 segundos dessa apresentação.
Se for esse efetivamente o primeiro telefone da NIO, estamos perante um equipamento com laterais curvas e margens bastante reduzidas. Conta ainda com um sensor de impressões digitais embutido no ecrã.
A apresentação oficial deste produto deverá acontecer a 21 de setembro, altura que ficaremos a conhecer todos os seus detalhes. Será um smartphone desenvolvido em parceria com a empresa Lens Technology, parceira da Apple na conceção de lentes e materiais relacionadas com vidro para os iPhone.
Ediores 4gnews recomendam: