A Nio anunciou o ET7, um veículo elétrico (VE) equipado com uma bateria de 150 kWh, garantindo uma incrível autonomia de 1044 km. Para comprovar isso, o anúncio do automóvel foi feito por meio de um teste realizado pelo cofundador e CEO da fabricante chinesa.
William Li conduziu uma versão protótipo do ET7 por 14 horas, percorrendo os 1044 km sem a necessidade de parar para carregar a bateria do veículo. A autonomia impressiona não apenas entre os modelos do mercado de veículos elétricos, mas também entre muitos veículos a gasolina.
Após percorrer 1044 km, o ET7 ainda tinha bateria restante
A viagem de 14 horas (ou 12,4 horas, excluindo as paragens) foi transmitida ao vivo online no último domingo. O teste foi realizado a uma velocidade média de 83,9 km/h, em temperaturas relativamente baixas (entre -2 e 12 ºC).
A condução utilizou o modo semi-autónomo da Nio, o Navigate-on-Pilot+. Ao final dos 1.044 km, o carro elétrico Nio ET7 ainda tinha 3% da capacidade da bateria restante, o que ainda poderia proporcionar um alcance adicional de 30 km.
Em uma publicação na rede social Weibo, o CEO afirmou:
"A conclusão deste desafio de resistência comprova a potência da bateria de resistência ultra-longa de 150 kWh. Mais importante ainda, todos os modelos à venda podem ser atualizados de forma flexível para baterias de 150 kWh através do sistema de troca da Nio."
Como funciona o sistema de troca da Nio e o contrato separado da bateria
O veículo elétrico ET7 da Nio estará à venda com uma bateria de 150 kWh em "estado semi-sólido" (140 kWh utilizáveis), a maior de qualquer veículo ligeiro, mas apenas por um período breve de tempo. Como Li explicou, a bateria de 150 kWh será disponibilizada para qualquer automóvel Nio num contrato de aluguer.
A Nio conquistou seu espaço no mercado de veículos elétricos de luxo na China com a oferta de carros sem bateria. A empresa oferece a subscrição de uma assinatura mensal como serviço (BAAS - Battery as a Service). A assinatura permite trocar a bateria em qualquer altura, e há a possibilidade de trocar por uma maior para viagens mais longas.
Além disso, é uma forma de usufruir da bateria de 150 kWh sem pagar pelo seu preço integral de compra. Em outra ocasião, o presidente da Nio, Qin Lihong, declarou que a bateria sozinha teria custo similar ao de um ET5 EV, ou cerca de 42.000 dólares.
A nova bateria é fabricada pela WeLion New Energy Technology e tem uma densidade de energia de célula única de 360 Wh/kg ou 260 Wh/kg para todo o conjunto. Para efeito de comparação, as células mais recentes da Tesla têm menos de 300 Wh/kg.
A produção em massa da nova bateria vai ser iniciada em abril de 2024. Entretanto, em 23 de dezembro, a Nio realizará o Nio Day 2023 em Xi'an. A fabricante vai lançar o novo carro ultra luxuoso ET9, e há grandes chances de a nova bateria estar entre as opções do carro.
Editores 4gnews recomendam: