Uma versão mais pequena da Nintendo Switch tem surgido em rumores nos últimos meses mas nada tinha sido confirmado até agora. No entanto, a Nintendo oficializou a Nintendo Switch Lite, a derradeira consola portátil. No seu canal de YouTube, a Nintendo publicou um vídeo a mostrar o aspecto e performance da nova consola.
Segundo a Nintendo, esta nova consola é suposto ser um complemento à Nintendo Switch original. Além disso, também representa uma alternativa para quem quiser uma consola mais pequena. A Nintendo Switch Lite vai chegar em setembro com um valor que ronda os 199 euros.
Um design mais pequeno e portátil
O aspecto da nova consola é essencialmente uma Nintendo Switch normal com tamanho e peso mais reduzido. O ecrã foi reduzido de 6.2 para 5.5 polegadas. A resolução mantém-se em HD (1280 x 720). Os comandos Joy-Con não são destacáveis embora possas utilizá-los comprando à parte.
O suporte traseiro para manter a consola em pé foi retirado, visto que se trata de uma consola 'handheld', ou manual. A Nintendo afirma que a autonomia de bateria foi ligeiramente melhorada, em relação à versão original.
Adicionalmente, a Nintendo aproveitou para corrigir os botões direcionais na Switch Lite. A Switch original possui 4 botões separados que podem não oferecer a melhor jogabilidade. Na Switch Lite existe o formato 'D-pad', à semelhança das consolas clássicas.
A Nintendo Switch Lite vai ter a mesma performance que a Switch normal
Durante o vídeo promocional, é possível vermos pessoas a jogar jogos como Super Smash Bros. e Legend of Zelda: Breath Of The Wild. Assim sendo, podemos concluir que o nome 'Lite' apenas tem influência no tamanho da consola, não no desempenho.
A Nintendo confirmou ainda que vais poder utilizar os mesmos acessórios da Switch original. Isto inclui os comandos destacáveis Joy-Con, o comando Switch Pro e a Poké Ball Plus.
A consola tem algumas limitações
Sendo uma consola dedicada ao uso 100% portátil, não esperes que a Nintendo Switch Lite se ligue à televisão. A Nintendo explica que essa função foi removida para que a consola seja o mais prática possível.
Além disso, certos jogos que utilizam os controlos de movimento como 1-2 Switch e Mario Odyssey requerem comandos Joy-Con normais, que terás de comprar à parte. Seja como for, a Nintendo Switch Lite é compatível com todos os jogos da atual Switch.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung Galaxy A90: teste de performance confirma Snapdragon 855
- Apple lança remake do Texas Hold'em para celebrar 10 anos de App Store
- HBO Max: conhece o novo serviço de streaming que vai rivalizar com a Netflix