O fórum de programação XDA Developers revelou uma versão do Android para a consola Nintendo Switch. A versão é na verdade o LineageOS 15.1, baseado no Android Oreo. O seguinte vídeo mostra a consola a correr o sistema operativo.
Como podes ver, essencialmente a Nintendo Switch ficou transformada num tablet com comandos. Assim sendo, tens todas as vantagens de um dispositivo Android como acesso à Play Store e acesso a todo o tipo de aplicações como:
- Netflix
- YouTube (versão mobile melhor que a da Switch)
- Emuladores
- Jogos Android
A XDA Developers tem um tutorial dedicado
Para os utilizadores mais aventureiros, a XDA tem um tutorial no fórum mas também em vídeo. Este procedimento só pode ser feito em consolas compradas antes de junho de 2018, no entanto.
Contudo, aconselhamos cautela. Caso não tenhas conhecimento de ROMs e instalação das mesmas, corres o risco de avariar a tua consola. Além disso, esta alteração irá provavelmente causar a perda da garantia da mesma.
Assim sendo, talvez devas aguardar por uma versão mais estável e geral para a Nintendo Switch. A consola em si já é uma opção fantástica para jogos.
O Android ainda é instável na Nintendo Switch
Como seria de esperar, esta versão ainda é bastante preliminar e vem acompanhada de alguns erros. O XDA relatou problemas com o ecrã tátil como falta de resposta. Além disso, a rotação automática nem sempre funciona e a autonomia da consola é afetada.
A maior vantagem é que podes tirar partido de todos os emuladores presentes na Play Store como da PlayStation original, Nintendo 64 e Game Boy. Contudo, parece que os comandos Joy-Con ainda não são 100% compatíveis com todos os jogos, sendo que tens de utilizar o ecrã tátil em certos casos.
Editores 4gnews recomendam:
- OPPO: smartphone mistério vai revolucionar com um "ecrã cascata"
- PS4 vs PS4 Pro: conhece as diferenças e qual é recomendada para ti
- Descobre 20 jogos divertidos escondidos pela pesquisa do Google