Conhece os jogos e consolas mais vendidas no Japão em 2018

António Guimarães

O Japão é a casa de uma das maiores empresas de jogos do mundo: Nintendo. Nesse sentido é normal que possuam os jogos e consolas mais populares do país.

A revista japonesa de videojogos Famitsu revelou recentemente os 10 jogos mais vendidos no Japão em 2018. Adicionalmente, as 5 consolas mais vendidas também foram listadas.

Acima de tudo, as estimativas mostram um crescimento de 108% nas vendas de jogos. Verificou-se também um crescimento de 84% nas receitas de consolas.

A Nintendo Switch é a consola mais vendida do Japão

A Nintendo Switch continua a dominar o mercado tendo conquistado o primeiro lugar na lista de consolas. Contudo, um total de oito jogos participaram na lista dos títulos mais vendidos. Isso é, no mínimo, impressionante considerando a concorrência.

Assim sendo, em 2018 tivemos títulos como Red Dead Redemption, Spider-Man e God of War. No entanto, esses jogos usufruíram de mais sucesso no mercado ocidental. A verdade é que no Japão, a Nintendo dominou por completo.

Os títulos mais vendidos no Japão em 2018

1 - Monster Hunter: World

2 - Super Smash Bros. Ultimate

3 - Pokémon: Let's Go

4 -Splatoon 2

5 - Mario Kart 8 Deluxe

6 - Super Mario Party

7 - Kirby Star Allies

8 - Minecraft: Nintendo Switch Edition

9 - Call of Duty: Black Ops IV

10 - Super Mario Odyssey

Portanto, apenas temos dois jogos que não são da Nintendo, Monster Hunter, que conquistou o primeiro lugar com quase 3 milhões de unidades vendidas e Call of Duty com pouco mais de meio milhão. De resto a lista está completamente dominada por títulos da empresa japonesa.

Todavia, é importante salientar que o Super Smash Bros. Ultimate foi lançado quase um ano depois do Monster Hunter e mesmo assim conseguiu conquistar o segundo lugar em apenas um mês.

Adicionalmente, temos o sempre popular Super Mario, com 3 títulos diferentes na lista. De resto, títulos super mediáticos como Pokémon Let's Go e a versão Nintendo do Minecraft também ocuparam lugares.

As consolas mais vendidas no Japão em 2018

1 - Nintendo Switch

2 - PlayStation 4

3 - Nintendo 3DS

4 - PS Vita

5 - Xbox One

Nintendo Switch 2019

Entretanto, podemos ver como o mercado japonês é algo alternativo nas suas escolhas. Temos a Nintendo Switch em primeiro com quase 3.5 milhões de unidades vendidas. Logo de seguida, obviamente, a PlayStation 4.

No entanto, temos ainda as Nintendo 3DS (e todas as suas variantes) a conquistar um respeitável terceiro lugar com meio milhão de unidades vendidas. O mais surpreende é a PS Vita, que no mercado ocidental já praticamente não se fala. Por último temos a Xbox One.

Em conclusão, podemos verificar que o mercado de gaming japonês dá muita prioridade à portabilidade. Considerando que 3 das 5 consolas mais vendidas são portáteis, isso diz-nos muito sobre as preferências dos gamers japoneses.

Editores 4gnews recomendam:

Esta é a próxima marca a apostar num smartphone gaming

Características principais do Galaxy S10 aparecem em novo anúncio

Android Q vai finalmente melhorar os gestos de navegação

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.