Criptomoedas: em junho há um novo mercado de NFT's a explorar na Binance

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O mundo das criptomoedas veio para ficar. Uma nova realidade que se desdobra em várias componentes, incluindo o potencial fomento ao meio artístico e criação de novas formas de rentabilização e distribuição de arte. Eis o fenómeno dos NFT's.

Partindo desta premissa, a Binance, plataforma de exchange de criptomoedas e ativos financeiros, anunciou hoje (11), o o lançamento de marktplace de NFT's. Este novo "mercado" estreará já no próximo mês de junho.

Em junho teremos um novo mercado de NFT's na Binance

O novo marketplace irá juntar artistas, criadores e cripto-entusiastas de todo o mundo. Chama-se Binance NFT e irá suportar exposições de artistas de topo, bem como colaborações de NFTs. Tudo numa plataforma de elevada liquidez e confiança.

Um NFT é um Token não fungível

Entre os novos "bens" e ativos digitais temos os NFT's.

Estamos perante um “token não fungível” que é um tipo de token criptográfico numa blockchain, que representa um ativo exclusivo. Podem ser ativos totalmente digitais ou versões tokenizadas de ativos reais.

Assim, como os NFTs não são intercambiáveis entre si, podem funcionar como prova de autenticidade e de propriedade no âmbito digital.

Fungibilidade” significa que as unidades individuais de um ativo são intercambiáveis e essencialmente indistinguíveis uma da outra. Por exemplo, moedas fiduciárias são fungíveis, porque cada unidade é intercambiável com qualquer outra unidade individual equivalente.

Por exemplo, uma nota de dez euros é intercambiável com qualquer outra nota de dez euros genuína. Essa é uma propriedade fundamental para um ativo que visa atuar como um meio de troca. Um NFT é precisamente o oposto, um bem não fungível.

É a mais recente aposta da plataforma Binance

A Binance é atualmente o maior exchange mundial de criptomoedas. A empresa fez saber que irá lançar em junho próximo o Binance NFT, um mercado digital de NFTs, ou seja, de tokens não-fungíveis.

Esta entidade acredita no potencial dos NFTs e colecionáveis digitais de todos os tipos, desde artes visuais a videojogos, passando pela música ou o desporto. Assim, dará aos utilizadores a hipótese de tirar proveito do seu marktplace.

O objetivo é o de “criar o metaverso mais cativante, com ofertas únicas e colaborações exclusivas, aliadas a uma plataforma digital intuitiva e de design perfeito para reunir artistas, criadores e cripto-entusiastas de todo o mundo”, anunciou a empresa em comunicado.

Este novo marketplace partilhará o mesmo sistema de contas da Binance.com. Desse modo, permitindo aos utilizadores aceder ao novo mercado digital com as outras ofertas do mesmo ecossistema.

Uma plataforma NFT para artistas e criadores de conteúdos

A Binance afirma estar ciente do impacto que os criadores trazem para o ecossistema NFT em crescimento. Por conseguinte, planeia maximizar o valor para todos os tipos de artistas e criadores. Esta é a razão pela qual esta nova plataforma oferece taxas de transação das mais baixas da indústria.

Para coleções “Premium Event” curadas, os artistas recebem 90% dos lucros provenientes das vendas. Algo que define um novo padrão para as recompensas de NFTs.

Os utilizadores poderão também depositar os seus NFTs no “Trading Market” e escolher listá-los para venda ou leilão por um custo mínimo.

A entidade cobra uma taxa nominal de processamento de 1% – e os criadores ou depositantes recebem um pagamento de 1% de royalty por cada transação subsequente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nothing: empresa de Carl Pei apresentará este produto no próximo mês de junho
  • WhatsApp obriga utilizadores a aceitar nova política sob pena de perder funcionalidades
  • Asus Zenfone 8 Mini revela todas as especificações antes da apresentação oficial
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.