NFC tem nova tecnologia que vai revolucionar o carregamento sem fios

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O NFC Fórum aprovou esta semana o Wireless Charging Specification (WLC), que basicamente torna possível carregar pequenos dispositivos, como auriculares ou smartwatches através de NFC.

Isto significa que um dispositivo com NFC poderá em breve carregar sem fios. No entanto, ficará limitado a uma velocidade de 1W, que o torna apenas atrativo para pequenos produtos como wearables.

Deves olhar para esta tecnologia como mais um passo na democratização do carregamento sem fios. Assim, casso tenhas um smartphone com NFC, este poderá carregar os teus auriculares ou smartbands sem problemas.

O novo WLC ativa apenas uma antena em dispositivos com NFC que permite que haja a habitual comunicação e ainda o carregamento sem fios. Isto significa que os carregadores adicionais que normalmente transportamos serão desnecessários.

Principalmente nos wearables, é bastante comum que estes contem com carregadores próprios. Caso estes tenham NFC, poderão no futuro ser comodamente carregados através do smartphone.

Embora isso não tenha sido mencionado, esta deve ser uma tecnologia que não irá chegar a antigos dispositivos. Serão certamente necessários novos chips, e só em vindouros equipamentos esta vai estar disponível.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi colhe cada vez mais frutos da forte aposta na Europa. Sabe como
  • Android TV poderá ter os dias contados! Mas não precisas de entrar em pânico
  • Xiaomi Pocophone F2 Pro não será lançado sozinho. Sabe porquê
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.