Nexus 5X com 4GB de RAM? Sim, é possível!

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 2 min.

O Nexus 5X fez parte da ultima geração de smartphones Nexus. A par do Nexus 6P, fez as delicias dos fãs e puristas do Android, que procuravam dispositivos com o software base da Google sem qualquer bloatware, com boas especificações e um preço ligeiramente mais apetecível do que os topos de gama do mercado.

Com a chegada dos Google Pixel e Pixel XL, a linhagem Nexus terminou (pelo menos por agora) bem como as colaborações com marcas como a LG, Huawei ou Motorola no desenvolvimento do Hardware que iria receber, ano a ano, versão a versão e em primeira mão, o Android como a Google o pensa.

Ver ainda: Nokia 6 já está a receber a atualização para o Android 7.1.1 Nougat

Há, no entanto, quem ainda muito preze estes Nexus. E o que hoje vos vimos falar identifica muito bem o tipo de utilizadores para os quais estes terminais estavam direccionados. A história parte da XDA-Developers, onde um membro seu conseguiu a proeza de aumentar a memória RAM do seu Nexus 5X de 3GB para 4GB.

O membro da XDA-Developers em questão foi o Cathair2906. Tendo-lhe sido negado o reparo do seu dispositivo que sofria com o típico problema de bootlooping muito comum em smartphones construídos pela LG, o utilizador do Nexus 5X em questão levou o mesmo a um reparador particular na China.

Tendo em conta que seria necessário substituir o CPU devido ao bootlooping, foi dada a opção de aumentar a RAM do terminal. Isto tornou-se possível porque a RAM está enquadrada no chipset, pelo que foi assim aberta esta oportunidade ao utilizador do dispositivo Nexus.

Para além disto, este utilizador conseguiu ainda atualizar o próprio Nexus 5X para a mais recente versão do Android, o Android 7.1.2 Nougat. E, tendo em conta que este terminal tem agora 4GB de RAM e um renovado processador, terá um smartphone ainda bem capaz para os próximos anos.

Esta não é a primeira vez que um dispositivo Nexus 5X recebe uma melhoria deste género. Outro utilizador deste modelo Nexus teria conseguido já, há cerca de um ano, aumentar a memória interna de 32GB para 64GB. Tendo em conta que este terminal não oferece a possibilidade de expandir a memória via microSD, foi, sem dúvida, uma bela opção para colmatar a falta de memória.

Apesar destes métodos poderem funcionar, a 4gnews não aconselha, no entanto, à tentativa de melhoramento dos terminais sem recorrer a um profissional. O próprio processo em si poderá levar ao término da garantia dos dispositivos em questão, pelo que fica à responsabilidade de cada um qualquer problema que possa ocorrer com o dispositivo.

O que achas deste tipo de melhorias aos smartphones? Deixa nos comentários a tua opinião e fica atento à 4gnews para mais novidades e noticias todos os dias.

Outros assuntos relevantes:

Motorola Moto E4 e E4 Plus são revelados em nova imagem

Vai ser lançada uma edição comemorativa da Xiaomi Mi Band 2 em honra ao Xiaomi Mi 6

Aquele que seria o Microsoft Lumia 750 foi revelado em vídeo