Netflix será a plataforma oficial de streaming da Sony Pictures

Rui Bacelar
Comentar

A Netflix está a um passo de se tornar a plataforma de streaming oficial da Sony Pictures nos Estados Unidos da América. Segundo fonte oficial, a partir de 2022 o acordo assinado com a gigante dos filmes começará a produzir os seus primeiros frutos.

O acordo concede assim à Netflix os direitos de exibição em formato streaming dos filmes e produções da Sony Pictures, tornando-se a plataforma oficial para o efeito. Terá direito a conteúdos exclusivos como o filme da saga Uncharted e Morbius assim que estrearem.

Filmes da Sony Pictures chegarão ao catálogo da Netflix

Starting in 2022, Netflix will be the first US streaming home for Sony Pictures films following their theatrical releases. Get ready for UNCHARTED, MORBIUS, BULLET TRAIN & WHERE THE CRAWDADS SING, plus future sequels to VENOM, JUMANJI, BAD BOYS & SPIDER-MAN: INTO THE SPIDER-VERSE

— NetflixFilm (@NetflixFilm) 8 de abril de 2021

Este entendimento entre ambas as empresas também foi confirmado pela Sony, com a disponibilização dos seus filmes a começar no início de 2022. Note-se, contudo, que pelo menos numa fase inicial estes apenas estarão disponíveis nos Estados Unidos.

Destacamos o licenciamento de filmes como a saga Spider-Man e outras produções que estrearão em primeiro lugar nas salas de cinema, em seguida no formato DVD e Blu-ray, seguindo-se então a plataforma de streaming da Netflix.

Por outro lado, tal como aponta a Netflix, a Sony pode lançar alguns filmes diretamente na plataforma de streaming, ou criados especificamente para tal. Aí, a Netflix será a primeira plataforma a receber os novos conteúdos para a transmissão.

Wi♰ness the resurrection of the Big Screen Experience. 🕊 @D_Morgado♰he @UnholyMovie is Now Playing in Theaters. https://t.co/qIUoBnh2XY pic.twitter.com/jK4O3QCj2q

— Sony Pictures (@SonyPictures) 3 de abril de 2021

O acordo firmado entre a Netflix e a Sony Pictures representa uma tendência em desuso. Recordamos o entendimento prévio entre a plataforma de streaming e a Disney, em vigor entre 2016 e 2019, envolvendo uma maquia de 300 milhões de dólares.

Atualmente a maioria dos estúdios aposta em colocar os seus conteúdos nas respetivas plataformas de streaming criadas aparentemente had hoc, ou consoante se revele necessário. Situação similar ocorreu com a Warner Bros.

O catálogo da Netflix contará com as produções da Sony Pictures

Ainda que este tipo de acordos seja já uma visão rara, para os utilizadores e subscritores da Netflix são boas notícias. Será mais e novo conteúdo a chegar à plataforma de streaming mais popular do mundo, possivelmente também com exclusivos.

Por fim, segundo a própria Sony Pictures em comunicado à imprensa, a Netflix terá direito a informações exclusivas sobre os filmes originais da Sony a serem produzidos. Alguns dos quais, chegarão primeiramente à sua plataforma de streaming.

Isto não impedirá a Sony de, posteriormente, os vender ou licenciar para plataformas concorrentes, mas dará à Netflix uma boa margem competitiva.

A disponibilidade destes conteúdos estará inicialmente restrita aos Estados Unidos da América a partir de 2020. Não excluímos, contudo, a sua distribuição para mais mercados e regiões, incluindo Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.