A grande batalha entre a Huawei e o governo dos Estados Unidos já decorre há muito tempo, mas as medidas mais drásticas foram implementadas na passada quinta-feira. O governo de Donald Trump colocou a Huawei na lista negra, tornando virtualmente impossível para a fabricante realizar qualquer negócio com empresas norte-americanas.
No entanto, nas suas primeiras declarações desde o recente 'ataque' à Huawei, o seu fundador — Ren Zhengfei — afirmou que já estavam preparados para estas ações há algum tempo. Por isso, as restrições implementadas não irão causar grandes problemas à fabricante.
Ren vai ainda mais longe, revelando que mesmo com estas restrições, o crescimento das receitas anuais da empresa chegará muito perto dos 20%. Assim, o fundador da Huawei afirma que as ações do governo norte-americano poderão “abrandar o crescimento, mas muito pouco”.
Huawei não vai ceder à pressão colocada pelos Estados Unidos
Relembro que no ano passado, a ZTE foi alvo do mesmo tipo de ação. Acabando por ser seriamente afetada, o que levou a que aceitasse ser monitorizada e 'ajustada' pelos Estados Unidos. Por outro lado, a Huawei mantém-se firme na sua posição de poder, afirmando que não irá ceder a quaisquer instruções provenientes do governo dos Estados Unidos.
Ren Zhengfei afirmou que “não irão alterar a forma como a empresa é gerida e que não vão aceitar ser monitorizados de forma alguma, como fez a ZTE”. Estas afirmações surgem depois de a fabricante chinesa ter sido acusada de utilizar os seus smartphones (e outros produtos) para atos de espionagem para o governo chinês.
Ainda que os Estados Unidos não tenham apresentado provas concretas, foram já vários os aliados dos Estados Unidos que, demonstraram grandes preocupações.
Até agora, vários países europeus demonstraram a sua preocupação perante as acusações do governo de Trump, colocando em prática várias medidas de precaução.
Editores 4gnews recomendam:
- Fotografias tiradas pelo Huawei Honor 20 Pro a 5X zoom parecem duvidosas!
- Android Q trará mais funcionalidades para dispositivos Bluetooth
- Huawei Honor 20 Pro vai chegar com um preço impressionante! (leak)