Entre janeiro e outubro de 2025, o Toyota RAV4 liderou o mercado global, conseguindo um aumento de 1,5% nas vendas. Esta ligeira subida traduziu-se em mais de 2,1 milhões de unidades vendias. Assim sendo, o SUV destronou (finalmente) o Tesla Model Y, que detinha o título de mais vendido nos últimos anos. E qual é o cenário em Portugal?
Dados da MotorsActu revelam que esta mudança no topo das vendas reflete uma transformação mais ampla, em que os híbridos ganham relevância enquanto os elétricos 100% começam a mostrar sinais de estagnação. Fatores como confiança dos consumidores, desafios de infraestrutura e desempenho no dia a dia influenciam diretamente estas escolhas.
Os cinco carros mais vendidos do planeta em 2025
- Toyota RAV4 com 2,1 milhões de unidades
- Toyota Corolla com 1,9 milhões de unidades
- Tesla Model Y com 1,8 milhões de unidades
- Ford F 150 com 1,6 milhões de unidades
- Honda CRV com 1,4 milhões de unidades
Se só tivermos em conta SUV's, a Focus2Move, o top-10 é o seguinte:
- Toyota RAV4 – 2,5% de quota (+1,5%)
- Tesla Model Y – 2,4% de quota (-11,2%)
- Honda CR-V – 1,8% de quota (+0,5%)
- Hyundai Tucson – variação +3,4%
- Kia Sportage – variação +0,8%
- Volkswagen Tiguan – variação +4,9%
- BYD Song – variação -19,5%
- Honda HR-V – variação +0,3%
- Mazda CX-5 – variação +11,9%
- Chevrolet Equinox – variação +43,3%
Principais conclusões
Com 2025 a caminhar a passos largos para o fim, começam a chegar as primeiras previsões sobre o mercado automóvel. A expectativa é que feche o ano com um crescimento na ordem dos 2%, somando cerca de 80,4 milhões de veículos vendidos.
Outro dado importante é a subida de 20% nas vendas de híbridos não recarregáveis, que é justificada pelo ainda ceticismo crescente em relação aos carros elétricos. A tendência indica uma preferência global por soluções intermédias que ofereçam eficiência, menor dependência da infraestrutura e custos mais previsíveis.
🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora
