No que diz respeito a Portugal, estamos habituados a poucas fabricantes de processadores mobile nos últimos anos. Além da óbvia Qualcomm, há a destacar a Apple e também a Samsung.
Mas a nível global, há uma fabricante que se destaca claramente das demais. E no terceiro trimestre de 2021, como revelam os dados recolhidos pela Counterpoint Research, esse fosso cava-se ainda mais.
MediaTek mantém liderança no mercado de processadores mobile a nível global
A MediaTek reforçou a sua liderança nos envios de processadores entre julho e setembro de 2021. Esta conta com nada menos que uma quota de mercado de 40%, quando há um ano tinha 33%.
Em segundo lugar encontramos a inevitável Qualcomm. Embora tenha perdido algum fulgor face ao período homólogo, tem agora 27% do mercado quando há um ano tinha 28%. A Apple fecha o pódio com 15% de quota do mercado, face aos 12% de há um ano.
A Unisoc regista uma subida bastante significativa no último ano. No terceiro trimestre de 2020 tinha apenas 4% da quota de mercado, registando agora 10%. A Samsung sofreu bastante com a escassez de processadores, passando de 10% para 5% de quota de mercado. A HiSilicion já só tem 2% da quota de mercado, quando há um ano dispunha de 13% dos envios.
Segundo a Counterpoint Research, a MediaTek conseguiu esta subida de quota de mercado graças à grande procura de processadores com 4G. Quando falamos apenas de processadores com 5G, é a Qualcomm que domina com 62% de quota de mercado.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Mi TV+: novo serviço de televisão grátis vai surpreender
- Xiaomi TV Stick 4K é oficial: Android TV com as melhorias mais esperadas
- MediaTek mais rápida que Qualcomm e com mais uma novidade a caminho