Nearby Share da Google já te deixa partilhar aplicações entre smartphones Android

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Durante largos anos os utilizadores de smartphones Android invejaram os seus "rivais" do iPhone, por não terem uma alternativa viável ao tão popular Airdrop da Apple. A resposta da Google chegou em agosto de 2020, mas o Nearby Share ainda tem um longo caminho a percorrer para que se coloque ao mesmo nível do Airdrop.

Agora, foi revelada uma nova funcionalidade que vai certamente ajudar a que isso aconteça. De acordo com informações adiantadas pelo 9to5Google, a Nearby Share da Google passa a permitir realizar partilha de aplicações entre dois smartphones Android.

Para muitos utilizadores, esta pode parecer uma adição de pouca importância, mas é um passo importante. Por exemplo, em situações em que não existe uma rede Wi-fi disponível ou a tua quota de dados móveis está perto do limite, a nova funcionalidade poderá ser muito útil.

Além disso, de acordo com os testes realizados pela equipa do 9to5Google, a velocidade da transferência é impressionante, sendo mais rápido que muitas redes Wi-fi.

Como vai funcionar a partilha de Apps no Android através do Nearby Share?

Como seria de esperar, a Google fez com que o processo de partilha de aplicações entre smartphones Android fosse o mais simples e prático possível.

Assim que tiveres acesso a esta nova funcionalidade, basta seguires estes 4 passos para partilhares a tua primeira aplicação:

  1. Abrir a Google Play Store
  2. Aceder à secção "Minhas aplicações & jogos"
  3. Clicar em "Partilhar aplicações"
  4. Selecionar as aplicações que queres partilhar

Para proceder à instalação da aplicação partilhada, o utilizador não precisa de abandonar o menu do Nearby Share, sendo o processo realizado enquanto ainda está com Nearby Share ativa.

Relembro que a alternativa do Android ao Airdrop permite a partilha de ficheiros entre dois smartphones, estejam eles online ou offline. A funcionalidade está presente e disponível em todos os smartphones que tenham pelo menos o Android 6.

Editores 4gnews recomendam:

  • Sennheiser quer vender negócio de auscultadores, Google pode estar na corrida!
  • Google Maps já permite pagar transportes públicos e estacionamento na app
  • Google Maps: a imagem de Street View que está a dividir a Internet
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.