Nearby Share da Google já te deixa partilhar aplicações entre smartphones Android

Vitor Urbano
Comentar

Durante largos anos os utilizadores de smartphones Android invejaram os seus "rivais" do iPhone, por não terem uma alternativa viável ao tão popular Airdrop da Apple. A resposta da Google chegou em agosto de 2020, mas o Nearby Share ainda tem um longo caminho a percorrer para que se coloque ao mesmo nível do Airdrop.

Agora, foi revelada uma nova funcionalidade que vai certamente ajudar a que isso aconteça. De acordo com informações adiantadas pelo 9to5Google, a Nearby Share da Google passa a permitir realizar partilha de aplicações entre dois smartphones Android.

Google Nearby Share Android

Para muitos utilizadores, esta pode parecer uma adição de pouca importância, mas é um passo importante. Por exemplo, em situações em que não existe uma rede Wi-fi disponível ou a tua quota de dados móveis está perto do limite, a nova funcionalidade poderá ser muito útil.

Além disso, de acordo com os testes realizados pela equipa do 9to5Google, a velocidade da transferência é impressionante, sendo mais rápido que muitas redes Wi-fi.

Como vai funcionar a partilha de Apps no Android através do Nearby Share?

Como seria de esperar, a Google fez com que o processo de partilha de aplicações entre smartphones Android fosse o mais simples e prático possível.

Assim que tiveres acesso a esta nova funcionalidade, basta seguires estes 4 passos para partilhares a tua primeira aplicação:

  1. Abrir a Google Play Store
  2. Aceder à secção "Minhas aplicações & jogos"
  3. Clicar em "Partilhar aplicações"
  4. Selecionar as aplicações que queres partilhar

Para proceder à instalação da aplicação partilhada, o utilizador não precisa de abandonar o menu do Nearby Share, sendo o processo realizado enquanto ainda está com Nearby Share ativa.

Relembro que a alternativa do Android ao Airdrop permite a partilha de ficheiros entre dois smartphones, estejam eles online ou offline. A funcionalidade está presente e disponível em todos os smartphones que tenham pelo menos o Android 6.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.