NASA quer construir uma casa na Lua até 2040

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A NASA tem em mãos um plano ambicioso: até 2040 quer construir uma casa… na Lua!

O projeto está ainda numa fase inicial, mas recentemente a agência espacial dos EUA concedeu 60 milhões de dólares a uma empresa de construção para que o processo tenha início.

Construção de casa lunar vai envolver uma impressora 3D

imagem da Lua
A NASA está a colaborar com várias entidades para o desenvolvimento dos elementos cruciais da casa lunar Crédito@Pexels/Pixabay

Até 2040, a NASA quer construir uma casa na Lua. O prazo está definido e uma empresa de construção, a Icon, recebeu já 60 milhões de dólares para avançar com este projeto ambicioso.

Toda a estratégia de construção será, obviamente, inovadora e vai envolver o envio de uma impressora 3D para a superfície lunar. Uma vez chegada ao seu destino, a impressora vai usar cimento lunar, constituído por rochas e poeira lunar, para criar a estrutura base da casa.

Entretanto, a NASA em colaboração com instituições académicas e empresas privadas está a projetar os elementos cruciais da habitação, como as portas, azulejos e móveis.

Para a agência espacial norte-americana este é um projeto relevante nas suas ambições lunares. Raymond Clinton, vice-diretor da área de ciência e tecnologia do Marshall Space Flight Center da NASA, garantiu que “quando falamos sobre uma presença humana sustentável, para mim, tal significa que há um assentamento lunar e que há pessoas a viver e a trabalhar continuamente na Lua”.

NASA tem de definir zona de alunagem e zona de habitação na Lua

Mas antes de a impressora a 3D rumar até à Lua, a NASA tem de dividir a área disponível em zona de alunagem e zona de habitação. De acordo com os especialistas é crucial que estas zonas estejam devidamente separadas para reduzir os efeitos da poeira lunar, ocorridos em cada pouso na Lua.

Esta é uma das prioridades no projeto, visto que a agência espacial norte-americana vai alterar o atual paradigma de alunar e regressar à Terra para uma alunagem com o objetivo de ficar a viver no satélite natural da Terra.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt