Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Não é mentira: estas são as primeiras bicicletas que carregam por USB-C

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante estoniana Ampler apresentou as suas novas bicicletas elétricas, Nova e Nova Pro. E trouxe uma novidade que pode parecer simples, mas é uma estreia mundial no setor: carregamento através de uma porta USB-C. E embora seja uma notícia lançado no dia 1 de abril, é bem verdade, como avança o The Verge.

A grande estrela aqui é mesmo a porta de carregamento. Posicionada na base do tubo do selim, onde costumava estar a ficha antiga da Ampler, permite agora usar um cabo USB-C normal. Igual ao que provavelmente usas no teu portátil ou smartphone. Mas atenção, isto não significa que qualquer carregador sirva.

Vais precisar de um carregador com alguma potência: a Ampler recomenda no mínimo 30W e aponta para os 140W como o ideal. Com um carregador de 140W, a bateria integrada de 336 Wh carrega totalmente em cerca de 3 horas e meia. Se tiveres um carregador menos potente (mas sempre acima dos 30W), o tempo de carga aumenta, mas a marca garante que mesmo com 30W, uma carga completa durante a noite é perfeitamente viável.

Redução de lixo eletrónico é uma das grandes vantagens

A Ampler justifica esta aposta com várias vantagens. Primeiro, ajuda a reduzir o lixo eletrónico. A marca cita estudos que indicam a produção anual de 11 000 toneladas de carregadores que acabam por não ser usados. Com o USB-C, aproveitas o que já tens em casa.

ampler

Segundo, a conveniência para quem viaja ou se desloca é óbvia. Um carregador USB-C potente (um da Baseus de 140W, por exemplo, pesa cerca de 304g) é significativamente mais leve e compacto que os carregadores dedicados das e-bikes. A Ampler já deu a entender que este padrão USB-C deve, gradualmente, tornar-se a norma em toda a sua gama de bicicletas.

Ampler Nova e Nova Pro são os primeiros modelos com esta possibilidade

Estas novas bicicletas, Nova e Nova Pro são os primeiros modelos com esta possibilidade. Ambas as e-bikes partilham a mesma base tecnológica: um motor Ampler no cubo traseiro com 45 Nm de binário. A bateria de 336Wh está integrada no tubo inferior e promete uma autonomia máxima estimada entre 50 a 60 km.

ampler

A Ampler Nova é apresentada como o modelo de entrada, mais vocacionado para o ambiente urbano. Pesa cerca de 17 kg, vem equipada com rodas de 27.5 polegadas, uma transmissão Microshift Advent de 9 velocidades e pneus Continental. O acabamento é brilhante e está disponível em cinco cores (Rock Green, Glacier, Latte White, Pistachio, Soft Plum). O preço arranca nos 2 990 €.

Já a Ampler Nova Pro é pensada para distâncias maiores e touring. Distingue-se pelas rodas de 28 polegadas, pneus Panaracer, travões Shimano Deore e uma transmissão também Deore, mas de 10 velocidades. Existe ainda uma opção single-speed com correia de carbono Gates.

ampler

Um detalhe interessante na Nova Pro é o guiador, que possui estruturas especiais para absorver pequenas vibrações. O acabamento aqui é mate, disponível em quatro cores (Matte Black, Champagne, Graphite, Ruby Red). O preço começa nos 3 490 €.

O arranque das entregas está previsto para junho de 2025. Tanto a Nova como a Nova Pro estarão disponíveis com dois tipos de quadro: High Step (quadro clássico, tamanhos M e L) e Low Step (quadro mais aberto, tamanhos S e M).

Se procuras uma bicicleta elétrica acessível

Engwe P20 250W 20" Dobrável City Commuter E-bike 345Wh com Transmissão por Correia com Sensor de Torque 36V 9.6Ah Bateria
Engwe P20 250W 20" Dobrável City Commuter E-bike 345Wh com Transmissão por Correia com Sensor de Torque 36V 9.6Ah Bateria
1.199,00 €Best Gear
1.299,00 €Poupa 100€
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.