Desde esta segunda-feira que a App Navegante - a aplicação que permite guardar e gerir os títulos dos transportes públicos de todos os municípios da área metropolitana de Lisboa - está com os principais serviços em baixo.
A razão prende-se com um ‘ataque informático massivo’ sobre esta App, detetado no dia 30 de setembro e ainda a afetar esses serviços.
O alerta foi dado no site da própria empresa, que afirma estar a trabalhar para disponibilizar todos os serviços tão depressa quanto possível. De acordo com informações recolhidas pelo jornal Correio da Manhã, até ao final desta manhã o problema continuava a persistir.
Milhares à espera – mas com alternativas
O ataque à aplicação Navegante tem impedido milhares de pessoas de carregar os cartões com os passes e outros títulos de transporte, usados normalmente para as suas deslocações de autocarro, barco, metropolitano e comboio.
Fonte da Transportes Metropolitanos de Lisboa afirmou ao Correio da Manhã que o ataque foi reportado às autoridades, mas que não têm ainda informações sobre a sua origem.
A empresa avançou com informações sobre os pontos alternativos para os utilizadores carregarem os seus cartões Navegante, indicando que “pode ser carregado em todos os locais físicos onde já se podia fazê-lo antes da possibilidade, dada este ano, pela aplicação móvel”.
Em concreto é possível fazê-lo usando o Multibanco, nos Espaços e Pontos Navegante da Carris Metropolitana, nos agentes Navegante Payshop, bem como nas máquinas e bilheteiras dos operadores de transporte (ver detalhe sobre as alternativas).
A empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa alerta ainda para a elevada afluência que será de esperar em alguns destes pontos, uma vez que estamos na altura do ano em que são feitas as renovações do acesso gratuito ao passe por parte dos estudantes. Este ano o prazo foi alargado até ao final de outubro e está disponível uma linha telefónica para ativar essa gratuitidade (218 206 050).