O verão está aí à porta e com ele as férias para milhões de portugueses. Para muitos é tempo de fazer férias no estrangeiro, seja dentro ou fora do Espaço Económico Europeu. Nos seus mais recentes episódios de podcast, a ANACOM esclarece pontos essenciais.
Num dos episódios a ANACOM falou sobre o roaming dentro do Espaço Económico Europeu e dúvidas que possam existir. É esclarecido que “nos 27 países da União Europeia, bem como na Noruega, Islândia e Liechtenstein, vigora a regra do Roam Like at Home”.
No fundo, esta é a regra bem conhecida que nos permite estar nesses países e comunicar como se estivéssemos em Portugal. A única limitação habitual imposta pelas operadoras é uma política de utilização responsável.
Roaming fora do Espaço Económico Europeu com cobranças díspares
No episódio seguinte, a ANACOM esclareceu os seus ouvintes sobre como funciona o roaming fora do Espaço Económico Europeu. Aí, "os operadores podem cobrar preços diferentes dos aplicados às comunicações nacionais”.
É aí que as tuas comunicações móveis, se as fizeres da forma habitual, podem efetivamente encarecer bastante. E se esse for o teu caso, neste episódio vais encontrar vários conselhos que te podem ajudar nessa situação.
Um deles, onde não exista roaming é a possibilidade de adquirires um cartão pré-pago do país de destino. Normalmente tens boas ofertas apenas com dados móveis, que basicamente te colocam a comunicar de forma habitual e sem a preocupação de receber uma fatura assustadora.
De realçar que estes são podcasts de cerca de 3 minutos, pelo que aconselhamos a sua audição como complemento a este artigo.