#MWC16: LG G5 traz um novo conceito modular aos flagships Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

As hostilidades da MWC deste ano já começaram e como tal as novidades começam a cair como os pingos de chuva num dia tempestuoso. O LG G5 foi apresentado há pouco tempo e traz uma série de novidades que podem vir a revolucionar o conceito de flagship atualmente conhecido.

A LG quis aprimorar a qualidade de construção do seu G5, introduzindo o metal como principal material de construção e dar assim uma dose extra de robustez ao seu novo equipamento. Por outro lado a marca não quis abdicar de uma bateria removível, o que abriu o caminho para uma verdadeira revolução. Aquilo que a marca apelidou de "Friends" é nada mais nada menos que um conjunto de acessórios que podem melhorar ainda mais a experiência oferecida pelo LG G5.

Vê também: #MWC16: LG apresenta oficialmente o LG G5

Um dos módulos introduzidos dá pelo nome de CAM Plus, cuja função principal será facilitar o manuseamento do teu G5 na hora de tirares uma fotografia. Este modulo oferece um conjunto de botões dedicados à câmara do LG G5, como um botão próprio para captar uma imagem e outro para iniciar/parar a gravação de vídeo. Mas tem ainda um outro rotativo, este vocacionado para o zoom da câmara, o que te permitirá mais facilmente aumentar ou diminuir o zoom em qualquer situação.

Além dos botões dedicados, o CAM Plus pode ser ainda considerado como um pequeno power bank. Ele possui ainda uma pequena reserva de bateria embutida de 1200mAh, o que permite aumentar a bateria do LG G5 dos 2800mAh para 4000mAh.

Existe ainda um segundo módulo chamado LG Hi-Fi Plus, que é um amplificador áudio de 32-bit DAC, desenvolvido em parceria com Bang & Olufsen.

Este último irá, como o nome indica, melhorar ainda mais a reprodução de áudio deste LG G5, ao suportar uma reprodução de alta definição de 384KHz a 32-bit.

Ao contrário do CAM Plus, a ergonomia do equipamento ficará inalterada com o Hi-Fi Plus, dada a sua semelhança com com a peça copulativa original do G5. Este Hi-Fi Plus tem uma cor diferente da restante construção do LG G5, neste caso preta, e será a única alteração estética que o mesmo irá impingir no LG G5.

O que será transversal a ambos os módulos será o seu método de inserção. Basicamente só terás de pegar no modulo que pretenderes, retirar a bateria original do LG G5 e inseri-la novamente no módulo em questão e colocar tudo de volta no smartphone.

Vê também: #MCW16: 360 CAM e 360 VR – Os novos gadgets da LG

Para ambos os casos terás de proceder exatamente da mesma forma como se fosses substituir a bateria do teu LG G5, o que obviamente implicará que o faças com o terminal desligado. Mas não te preocupes com esta pequena limitação, uma vez que o boot do equipamento foi consideravelmente melhorado relativamente às gerações anteriores, logo terás o equipamento de volta ao funcionamento pleno numa questão de segundos.

Resta então referir que ambos os módulos aqui referidos serão comercializados separadamente. Até ao momento ainda não é conhecida qualquer informações quanto à disponibilização dos mesmo, mas assim que houverem novidades serão aqui relatadas.

Mais novidades da #MWC16:

  • #MWC16: Huawei MateBook é a nova estação de trabalho portátil com Windows 10
  • #MWC16: à espera do anúncio do HP Elite X3
  • #MWC16: Alcatel apresenta os Idol 4 e Idol 4S com construção em vidro e metal
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.