MWC 2022: o que as marcas vão mostrar no maior evento europeu de smartphones

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

O Mobile World Congress é o maior evento europeu de equipamentos móveis e local onde as principais marcas do mercado gostam de anunciar novos equipamentos.

Nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, não contou com a grandeza que lhe é habitual, mas no próximo ano volta a acender os holofotes para que as marcas tenham o palco ideal para apresentar as suas mais recentes novidades.

Por essa razão, preparámos uma pequena "montra" do que podemos esperar ver no próximo grande evento europeu dedicado aos equipamentos móveis.

Mobile World Congress 2022

O local do evento será em Barcelona como habitualmente e está previsto que decorra entre 28 de fevereiro e 3 de março. Para já, a previsão aponta para que este seja um evento aberto à presença física das pessoas, ainda que conte com várias sessões online.
Saliente-se de que tudo está dependente da evolução da pandemia Covid-19 e que, se a situação assim o obrigar, o Mobile World Congress pode ser feito apenas virtualmente. Mas tendo em conta que em 2021 a organização já conseguiu realizar o certame em ambos os ambientes, físico e digital, acreditamos que no caso de ser necessário, o MWC acontecerá em condições semelhantes – ao contrário do ano de 2020 em que o evento foi pura e simplesmente cancelado.

Samsung Galaxy S22 poderá ser apresentado no MWC

A gigante sul-coreano tem por hábito apresentar algumas novidades no Mobile World Congress (MWC), apesar de ultimamente ter optado por revelar os seus smartphones topo de gama num evento separado e totalmente dedicado aos terminais.

Mas uma vez que ao tudo indica o Galaxy S22 será apresentado oficialmente em fevereiro, mês em que ocorre o MWC, podemos esperar que a Samsung aproveite os holofotes para revelar o seu topo de gama.

Já no caso de preferir um evento único para o seu topo de gama, o palco em Barcelona pode ser o primeiro na Europa a contactar fisicamente com o terminal flagship da marca, visto que será o local ideal para a divulgação do equipamento. Mas para isso acontecer, a Samsung terá de revelar o Galaxy S22 antes.

Sony pode voltar a apresentar novidades em Barcelona

Já por diversas vezes que a Sony aproveitou o palco do MWC para apresentar os seus smartphones flagship, como foi o caso do Xperia 1 e do Xperia 10 no evento que decorreu em 2019. No entanto, na edição de 2021 do certame, a gigante japonesa optou por não trazer nenhuma novidade.

Mas dadas as condições em que o mundo se encontrava à época, esta pode ser uma estratégia a mudar no próximo ano e a empresa pode retomar as grandes apresentações em Barcelona com o modelo Xperia 1 IV.
Recorde-se também que a Sony tem por hábito revelar as suas novidades muito tempo antes de os utilizadores poderem adquiri-las e, nesse sentido, talvez Barcelona volte a ser o local escolhido para a apresentação do modelo que poderá ficar disponível só meses depois.

Barcelona pode ser o segundo palco do Xiaomi 12

Só mais recentemente é que a Xiaomi se tornou uma presença de destaque no certame de Barcelona e, por essa razão, a fabricante chinesa nunca utilizou o Mobile World Congress para revelações importantes.

Por isso, antevemos que também em 2022 a Xiaomi não fará nenhuma revelação em terras espanholas. No entanto, é possível que a marca chinesa aproveite este evento para lançar globalmente o Xiaomi 12, depois da apresentação oficial na China. Ou seja, como uma espécie de segundo palco para divulgação do seu topo de gama.

Dobrável da Huawei no Mobile World Congress de 2022

Fora do território chinês, a Huawei tem vindo a perder expressão muito graças às fortes limitações impostas pela administração norte-americana. Por essa razão, não esperamos que a marca faça revelações extraordinárias em Barcelona.

Mas a fabricante chinesa pode apresentar no certame o seu tão falado novo modelo dobrável. Tendo em conta que o Huawei Mate X2 foi revelado no final de fevereiro de 2021, as datas batem certo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi quer ser a empresa nº1 em todo o mundo
  • Samsung Galaxy S22: data de lançamento do smartphone foi revelada
  • Huawei não quer ficar para trás na corrida dos smartphones dobráveis
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt