Motorola: Será ou não a ZUI o próximo User Interface da marca?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Há uns dias foi reportado um pouco por todo o mundo que a Motorola deveria começar a implementar a ZUI nos equipamentos Motorola. Para aqueles que não sabem o que isso é, a ZUI é basicamente o Interface dos equipamentos ZUK, marca também liderada pela Lenovo.

Este User Interface (UI) é mais pesado, mais complexo e mais questionável que os User Interfaces dos equipamentos Motorola. A empresa liderada pela Lenovo, utiliza um UI muito idêntico ao Stock Android desde que foi tomada pela Google há uns anos e mesmo depois de comprada pela Lenovo que assim continuou.

Vê ainda: Moto E4 aparece na Geekbench e mostra-nos algumas especificações

Claro que esta notícia veio alertar os amantes Moto, afinal de contas um dos pontos muito positivos dos terminais Motorola é que utilizam um User Interface limpo e sem tretas.

Os rumores anteriores referiram que o VP da Lenovo assumiu que equipamentos numa publicação na Weibo que os Motorola começariam a usar ZUI em breve, porém, a história pode estar um pouco mal contada. A publicação, que já não está online, pode realmente indicar que o rumo dos Motorola seguirão a ZUI mas para o mercado Asiático, onde uma Skin é algo positivo.

No mercado Chinês, onde a Lenovo é forte, é uma maior vantagem dar este tipo de skins. Não me perguntes porquê, mas a verdade é que eles adoram o Android alterado.

A Motorola não pode abandonar o Stock Android para continuar a crescer

Mas pondo os pontos nos i's, o site 9to5Google referiu que muito dificilmente tal acontecerá e o argumento é mais válido do que nunca.

A Motorola vende alguns terminais nos EUA, na Europa e é forte nos mercado Brasileiro porque não inventa no software. Os terminais são de qualidade e trazem stock Android, o que possibilita atualizações mais rápidas e um UI mais capaz ao longo do tempo.

A Motorola está de facto a crescer no mercado aos poucos. Os Moto Z foram um sucesso, os novos Moto G5 tem tudo para ser bem sucedidos e os rumores dos novos terminais da empresa parecem agradar os utilizadores e fãs, veremos se continuarão com a filosofia daqui para a frente.

Outros assuntos relevantes:

Moto G4 Play vai receber actualização para o Android 7.0 Nougat

Moto Z2 Play: Variante em Dourado revelada por imagem

Moto X (2017) dá nas vistas em novas fotografias!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.