Motorola Rizr Rollable é o smartphone mais irreverente do MWC 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Mobile World Congress 2023 já arrancou! Barcelona acolhe a mais recente edição do maior certame de tecnologia móvel do mundo com a 4gnews a marcar presença. Imediatamente entre as novidades temos o incrível Motorola Rizr Rollable com ecrã "rolável".

Ainda que a palavra "rolável" não seja provavelmente o vocábulo mais ortodoxo, certo é que acaba por descrever o ecrã que estica e encolhe consoante a vontade do utilizador. É um produto estritamente concetual no sentido de não estar em produção em larga escala, nem existirem de momento planos para a sua comercialização. Não obstante, é deveras cativante e uma prova de conceito.

Este é o audaz Motorola Rizr Rollable, o smartphone "rolável"

Motorola
Crédito: Ben Wood (Twitter)

A Motorola tem o seu novo Rizr Rollable Concept Smartphone em demonstração no MWC 2023. O destaque vai para as capacidades e formato de ecrã que pode esticar consoante seja necessário, não sendo necessário dobrar o telefone como no formato Flip.

Em primeiro lugar, a gama Motorola Rizr conta alguns dos telemóveis e smartphones mais icónicos da marca. É aqui que se inclui o lendário Motorola Razr Z3 que conquistou o mercado em 2006 com o seu teclado completo que deslizava quando necessário.

Por outro lado, parecia um telemóvel "comum" quando era aberto normalmente, com o teclado alfa-numérico a esconder o seu verdadeiro trunfo. Tal é o caso neste novo smartphone, assemelhando-se a um smartphone Android comum à primeira vista.

O (incrível) ecrã do Motorola Rizr Rollable em ação

Moto Rizr Rollable smartphone concept at MWC 2023.It is inspired by the original Motorola Rizr Z3 launched back in 2006. I hope this concept will turn into a reality and will be released worldwide soon.Source:https://t.co/Q2Oxu69STi pic.twitter.com/hHj2AsPylm

— Alvin (@sondesix) 26 de fevereiro de 2023

Tal como numa passadeira rolante, ou escadas rolantes, o ecrã do smartphone sobe a partir da traseira do produto. O produto conceptual é relativamente espesso, com uma aresta inferior arredondada, ponto a partir do qual a extensão do ecrã ocorre.

Torna-se mais fácil explicar e perceber exatamente o seu funcionamento em vídeo, tal como o partilhado nos vários trechos através do Twitter por várias fontes e repórteres.

Motorola Rizr Rollable mobile hands on #Motorola pic.twitter.com/IfK5bjOle6

— Tech Street (@Techstreat) 27 de fevereiro de 2023

Este ecrã extensível aumenta fisicamente a altura do smartphone quando o ecrã se encontra esticado. Porém, a estrutura do telefone não sofre alterações como nos smartphones dobráveis comummente encontrados no mercado.

Ecrã extensível aumenta as dimensões do smartphone Motorola

The MWC 2023 kicks off with this amazing Moto concept phone!This is Motorola Rizr with working rollable display. #Tech #Techvida #Technology pic.twitter.com/p8qpHqAfJe

— Techvida (@Techvida_ng) 26 de fevereiro de 2023

O telefone tem um mecanismo automatizado para esticar ou encolher o ecrã, sem necessidade de abrir ou fechar mecanicamente o telefone. É uma solução peculiar, que serve de testemunho à engenharia e espírito inovador que sempre pautou a Motorola.

O vídeo, mostra o formato compacto do telefone quando este não está estendido, ligeiramente maior que um Galaxy Z Flip fechado, ou OPPO FInd N2 Flip na posição fechada. Porém, quando o ecrã se estende, torna-se mais alto, tal como um dobrável aberto.

O segredo reside no ecrã POLED de 5 polegadas até 6,5 polegadas

👀 Wow! Think I've found my favourite gadget at #MWC23 before it even starts. This concept rollable is really impressive and @Moto was confident enough to let us have hands-on time. Interesting to watch the road to commercialisation on this one... pic.twitter.com/EDgkWsOm1t

— Ben Wood (@benwood) 26 de fevereiro de 2023

O ecrã P(plastic)OLED do smartphone Motorola estende-se das 5 polegadas (compacto para os padrões atuais) até às 6,5 polegadas quando totalmente aberto / esticado. Desse modo, o formato do ecrã passa do 15:9 até aos 22:9 quando totalmente aberto.

Em suma, tratando-se de um produto meramente de exposição, uma demonstração de conceito, temos aqui algo efetivamente diferente. Traz os seus desafios como o ajuste automático das aplicações, entre outros.

Here's a few pictures for people who have been asking. It's an intriguing product but very much a concept / prototype at present. But it works and functions as you can see from video above. pic.twitter.com/lylhL44VAs

— Ben Wood (@benwood) 26 de fevereiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.