O Mobile World Congress 2023 já arrancou! Barcelona acolhe a mais recente edição do maior certame de tecnologia móvel do mundo com a 4gnews a marcar presença. Imediatamente entre as novidades temos o incrível Motorola Rizr Rollable com ecrã "rolável".
Ainda que a palavra "rolável" não seja provavelmente o vocábulo mais ortodoxo, certo é que acaba por descrever o ecrã que estica e encolhe consoante a vontade do utilizador. É um produto estritamente concetual no sentido de não estar em produção em larga escala, nem existirem de momento planos para a sua comercialização. Não obstante, é deveras cativante e uma prova de conceito.
Este é o audaz Motorola Rizr Rollable, o smartphone "rolável"
A Motorola tem o seu novo Rizr Rollable Concept Smartphone em demonstração no MWC 2023. O destaque vai para as capacidades e formato de ecrã que pode esticar consoante seja necessário, não sendo necessário dobrar o telefone como no formato Flip.
Em primeiro lugar, a gama Motorola Rizr conta alguns dos telemóveis e smartphones mais icónicos da marca. É aqui que se inclui o lendário Motorola Razr Z3 que conquistou o mercado em 2006 com o seu teclado completo que deslizava quando necessário.
Por outro lado, parecia um telemóvel "comum" quando era aberto normalmente, com o teclado alfa-numérico a esconder o seu verdadeiro trunfo. Tal é o caso neste novo smartphone, assemelhando-se a um smartphone Android comum à primeira vista.
O (incrível) ecrã do Motorola Rizr Rollable em ação
Tal como numa passadeira rolante, ou escadas rolantes, o ecrã do smartphone sobe a partir da traseira do produto. O produto conceptual é relativamente espesso, com uma aresta inferior arredondada, ponto a partir do qual a extensão do ecrã ocorre.
Torna-se mais fácil explicar e perceber exatamente o seu funcionamento em vídeo, tal como o partilhado nos vários trechos através do Twitter por várias fontes e repórteres.
Este ecrã extensível aumenta fisicamente a altura do smartphone quando o ecrã se encontra esticado. Porém, a estrutura do telefone não sofre alterações como nos smartphones dobráveis comummente encontrados no mercado.
Ecrã extensível aumenta as dimensões do smartphone Motorola
O telefone tem um mecanismo automatizado para esticar ou encolher o ecrã, sem necessidade de abrir ou fechar mecanicamente o telefone. É uma solução peculiar, que serve de testemunho à engenharia e espírito inovador que sempre pautou a Motorola.
O vídeo, mostra o formato compacto do telefone quando este não está estendido, ligeiramente maior que um Galaxy Z Flip fechado, ou OPPO FInd N2 Flip na posição fechada. Porém, quando o ecrã se estende, torna-se mais alto, tal como um dobrável aberto.
O segredo reside no ecrã POLED de 5 polegadas até 6,5 polegadas
O ecrã P(plastic)OLED do smartphone Motorola estende-se das 5 polegadas (compacto para os padrões atuais) até às 6,5 polegadas quando totalmente aberto / esticado. Desse modo, o formato do ecrã passa do 15:9 até aos 22:9 quando totalmente aberto.
Em suma, tratando-se de um produto meramente de exposição, uma demonstração de conceito, temos aqui algo efetivamente diferente. Traz os seus desafios como o ajuste automático das aplicações, entre outros.
Editores 4gnews recomendam: