Motorola Razr 2019 é o smartphone dobrável com que todos sonhávamos!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

Depois da grande polémica e controvérsia gerada em torno dos smartphones dobráveis da Samsung e Huawei, muito se falou na possibilidade da Motorola lançar um renovado Razr para o segmento "dobrável".

Após longos meses de leaks e rumores, a fabricante finalmente apresentou o Motorola Razr 2019 e, esta é a abordagem com que todos sonhávamos para o novo segmento dos smartphones dobráveis.

O design que muitos desejavam ver num smartphone dobrável

Apesar do grande destaque conquistado pelos smartphones dobráveis da Samsung e Huawei, foram muitos os utilizadores que afirmaram não ser o caminho perfeito para este segmento. Em vez de oferecer um ecrã do tamanho de um tablet, muitos alegaram que perfeito seria, tornar possível dobrar um smartphone de grandes dimensões e pôr confortavelmente no bolso.

Pois bem, é isso mesmo que o Motorola Razr 2019 oferece! Tal como o original Razr lançado em 2004, quando não estiveres a utilizar o grande ecrã principal, vais poder dobrar o smartphone ao meio e pôr no bolos. Para rápidas e simples interações, vais poder utilizar o ecrã secundário sem qualquer problema.

Motorola Razr 2019 desiludiu nas especificações, não vai compensar o investimento

Não parecem existir dúvidas de que a Motorola conseguiu "arrasar" com o design do novo Razr, apresentando-se extremamente bonito, prático, versátil e funcional. Mas infelizmente, a fabricante acabou por desiludir nas suas especificações, que estão longe de colocar este smartphone no segmento topo de gama.

O Motorola Razr 2019 chega com o processador Qualcomm Snapdragon 710, que atualmente não é sequer o melhor processador gama-média disponível no mercado. Para garantir uma performance satisfatória, tens à disposição 6GB de memória RAM e 128GB de memória interna.

No segmento fotográfico, o novo Razr coloca-se atrás de praticamente qualquer smartphone de referência da atualidade. Chega apenas com uma câmara principal de 16MP e uma câmara frontal de 5 megapixels. Garantidamente, muito abaixo dos padrões da atualidade.

Por outro lado, o seu ecrã não vai certamente desapontar. O ecrã principal conta com um painel "FlexView" OLEd de 6,2" polegadas, enquanto o secundário tem um painel TFT de 2,7" polegadas.

Especificações do Motorola Razr 2019

  • Ecrã pOLED de 6,2" polegadas (2142 x 876) com formato 21:9
  • Ecrã secundário de 2,7" polegadas com resolução 600 x 800
  • Processador Qualcomm Snapdragon 710
  • 6GB de RAM
  • 128GB de memória interna
  • Câmara principal de 16 megapixels
  • Câmara frontal de 5 megapixels
  • Leitor de impressão digital na margem inferior
  • Resistência a salpicos e camada nanocoating resistente à água
  • Bateria de 2,510mAh com suporte para carregamento rápido a 15W
  • Android 9

Preço e disponibilidade

Durante a sua apresentação, a fabricante apenas confirmou a sua chegada ao mercado dos Estados Unidos, não confirmando quais serão os próximos mercados a receber o Motorola Razr 2019. Além disso, confirmou também que ficará disponível apenas durante os primeiros meses de 2020.

No que respeita ao seu preço, vai colocar-se entre os atuais topos de gama e o Galaxy Fold/Huawei Mate X. Nos Estados Unidos, chegará ao mercado com um preço de $1500, o que equivale sensivelmente a €1360.

A menos que tenhas o sonho de ter um smartphone com este design e especificações não sejam uma prioridade para ti, dificilmente o Motorola Razr 2019 irá conseguir justificar o investimento.

No entanto, é garantidamente um passo importante na evolução deste novo segmento de smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi Note 10: vídeo coloca a nu o interior do smartphone
  • Este pode ser o design do Xiaomi Mi 10! Ecrã cascata vai 'partir corações' (vídeo)
  • Android deixou de fazer cópias de segurança dos teus dados! Sabe como resolver
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.