Motorola Moto X4 - Smartphone recebe aprovação antes da apresentação

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Motorola apresentou ontem o seu Moto Z2 Force e Moto G5S Plus para o Brasil, deixando de fora o Motorola Moto X4, um smartphone que já há vários meses tem sido visto e referido em vários leaks ou fugas de informação. O seu lançamento estará para breve, sobretudo agora que obteve a aprovação e certificação da agência norte-americana gsmarena, acrescentando assim bastante credibilidade ao já sólido perfil deste Motorola Moto X4 com base em meses de fugas de informação, quase todas elas concordantes e bem coerentes. Agora, olhemos para o produto final.

Motorola Moto X4 está pronto para ser apresentado

Já sabemos praticamente tudo sobre este smartphone, o sucessor da mítica linha Moto X que trouxe a Motorola de volta à ribalta com a sua interface leve, próxima do Android puro, com os controlos por gestos e de voz que lhe deram razões para se afirmar como um sólido rival do iPhone 5s. Agora, a linha Moto X está de volta mas será o Moto X4 um sucessor digno deste legado?

Agora, a última etapa antes da sua apresentação oficial terá sido efetuada, veja-se o registo na Moto Snaps.

Características do Motorola Moto X4 fazem dele um smartphone de gama média-alta

As características estão confirmadas. No seu interior o Motorola Moto X4 terá um processador Snapdragon 630 da Qualcomm com a gráfica Adreno 508. Este SoC (system on chip) é tão eficiente quanto o infame Snapdragon 625 que foi incluído em diversos equipamentos lançados em 2017, apesar de já ser um "motor" com mais de um ano de idade.

A nível de memória teremos aqui uns bons 4GB de LPDDR4X RAM, 64GB de armazenamento interno expansível através de um cartão de memória microSD até 256GB. Termos também certificação IP68 para que aguente uns bons mergulhos e para que o pó nunca seja um problema.

Temos ainda uma nova dual-câmara na sua traseira, equipada com dois sensores de 12MP cada um. Teremos aqui um sensor a cores (RGB) e um sensor a P&B que ficará encarregue de captar mais detalhes e luz. Teremos também um flash Dual-LED e na sua parte frontal temos uma câmara de 16MP para todas as tuas selfies, também com flash LED.

Características do smartphone:

  • Ecrã / Tela IPS LCD de 5.2 polegadas
  • Resolução Full-HD (1920 x 1080p) 424ppp
  • Processador Qualcomm Snapdragon 630
  • Gráfica: Adreno 508
  • 3/4GB de RAM
  • 32GB ou 64GB de armazenamento interno
  • Bateria de 3000mAh
  • Dual câmara com flash LED
  • Sensores de 12MP e 8MP na traseira
  • Flash Dual-LED
  • Câmara frontal de 16MP com flash LED
  • Leitor biométrico no botão central “Home”
  • Certificação IP68
  • Dual-SIM (Nano-SIM)
  • USB do Tipo C
  • Bluetooth 4.2
  • Radio FM
  • Jack de 3.5mm

A nível de preços as informações são mais escassas mas já foi referido pelo famoso leakster Roland Quandt que este smartphone da Motorola custará €350 euros na Europa e cerca de $412 dólares na América. O preço para o Brasil sofrerá a habitual inflação.

Motorola Moto X4 deverá ser apresentado na IFA Berlim

A Motorola é desde 2016, a segunda maior marca de smartphones Android no mercado brasileiro (dados Lenovo está a preparar um novo smartphone que deverá ser oficializado durante a próxima feira de tecnologia IFA Berlim, nos primeiros dias de setembro.

A câmara dupla ou dual-câmara será sem dúvida um dos seus grandes trunfos. Esta é uma das novas tendências do mercado Android e Motorola não se deixará ficar para trás. Resta saber se com estas características técnicas o público voltará a olhar para a marca como outrora, algo que só o tempo o dirá.

Smartphone poderá custar $412 dólares na América

Os fãs pedem ainda o regresso dos controlos ou comandos por voz, uma das características que mais distinguia o Moto X2, um smartphone que ainda hoje é bastante admirado pela comunidade e com boas razões para tal. Desde o seu design à fluidez de utilização, o dispositivo deixou muitas saudades.

Para mais informações sobre este tema, mais dicas e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, estás curioso para ver este Motorola Moto X4 a ser apresentado oficialmente? Poderá o smartphone recuperar o estatuto de "mito" do Moto X2? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentário.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi Note 3 chegará em breve com o Xiaomi Mi Mix 2

LineageOS 15 trará o Android Oreo ao OnePlus One e OnePlus Two

ng Galaxy J7+ chega em breve com dual-câmara e a Bixby

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.