Motorola: estes são os próximos smartphones Moto G e Moto E

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante norte-americana Motorola prepara a próxima geração de smartphones Android acessíveis, os Moto G e Moto E. Ambos os modelos foram agora divulgados na Internet, expondo não só o seu design, como o esquema de cores e principais especificações. Contamos com pelo menos dois dispositivos de gama média e de entrada, respetivamente.

Estamos perante dois novos telefones Motorola relativamente acessíveis, os Moto G30, bem como o Moto E7 Power que se destacarão, não só pelo preço que se espera ser baixo, mas também e sobretudo pela autonomia de bateria com 5000 mAh de capacidade. As demais caraterísticas técnicas são relativamente modestas.

Este pode ser o próximo smartphone Motorola Moto G30

A principal alteração entre a atual e próxima geração será o aumento da capacidade de bateria, além das mudanças de design que podemos acima observar. Com ambos os smartphones a terem agora uma bateria de 5 000 mAh de capacidade é seguro apontar uma melhor autonomia. Na prática, poderão usar os smartphones durante mais tempo entre cargas.

As alterações serão particularmente significativas no Moto E7 Power de 2021 face ao modelo anterior que tem uma bateria de 3550 mAh de capacidade. Aqui sim, as alterações e melhorias de autonomia serão bastante impactantes para o utilizador.

Mais ainda, ambos os smartphones - tanto o Moto E7 Power como o Moto G30 - terão ecrãs de 6,5 polegadas de diagonal, com resolução HD+ (1600 x 720p), nada de incrível ao nível da resolução, mas aumentará sem dúvida a autonomia de bateria.

Este pode ser o próximo smartphone Motorola Moto E7 Power

O ecrã e a bateria deverão ser iguais em ambos os modelos, mas nas demais caraterísticas esperamos diferenças significativas. As principais diferenças residirão no processador usado, configuração de câmaras fotográficas e demais aspetos técnicos.

O Motorola Moto G30 poderá usar o Snapdragon 662 da Qualcomm, além de 6 GB de memória RAM, até 128 GB de armazenamento interno expansível, bem como uma câmara principal quádrupla.

Contamos com um sensor primário de 64 MP, 8 MP para a ultra-grande angular, 2 MP para marcro e 2 MP para o sensor de profundidade. Por fim, a câmara frontal deverá empregar um sensor de 8 MP para as selfies.

No que lhe concerne, o Moto E7 Power deve chegar com o processador Helio G25 da MediaTek, 4 GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento interno, bem como uma câmara principal dupla. Esta pode ser composta por um sensor de 13 MP, câmara de 2 MP para macro e uma câmara fotográfica frontal de 5 MP, alojada no notch em forma de gota de água.

Ambos os smartphones devem utilizar o sistema operativo Android 11, a versão mais recente desta plataforma com a interface da Motorola a manter o "Android stock".

A data de lançamento destes smartphones não é conhecida, tampouco o seu preço. Ainda assim, os rumores sugerem um valor de 150 euros, cerca de 180 dólares para o Motorola Moto E7 Power.

É extremamente provável que estes sejam os smartphones mais acessíveis da Motorola para 2021.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.