Moto X30 Pro: primeiro smartphone com sensor de 200 megapixéis é oficial

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A Motorola acaba de revelar três novos smartphones, nos quais se inclui o tão aguardado Moto X30 Pro.

A marca detida pela Lenovo conseguiu ultrapassar todos os rivais ao disponibilizar no mercado o primeiro smartphone equipado com um super sensor de 200 megapixéis. Mas há mais surpresas.

Moto X30 Pro com sensor Samsung ISOCELL HP1 de 200 megapixéis

Moto X30 Pro
Crédito@Motorola/Weibo

E eis que finalmente o Moto X30 Pro é oficial. Depois de ter adiado para hoje o evento que estava previsto acontecer no passado dia 2 de agosto, a Motorola conseguiu revelar o tão ansiado flagship que chega com uma super câmara traseira.

Ainda que esteja equipado com especificações de topo, o destaque vai diretamente para os argumentos "fotográficos" que o novo smartphone apresenta. Na sua configuração de câmara traseira tripla, o modelo conta com o sensor primário Samsung ISOCELL HP1. Sensor este que tem um tamanho de 1/1,22 polegadas e uma resolução de 200 megapixéis.

Conta também com a tecnologia Chameleon Cell que recorre a um layout de dois por dois, quatro por quatro ou pixel conpleto, consoante o ambiente a ser fotografado. Resultado: maior qualidade nas imagens captadas.

A completar o trio de sensores está um ultra grande angular de 50 megapixéis e um sensor telefoto com 12 megapixéis de resolução. Saliente-se que o modelo tem capacidade para gravar vídeo 8K a 30 frames por segundo.

Na zona frontal, apresenta uma câmara com uns incríveis 60 megapixéis que poderá fazer maravilhas pelas selfies e videochamadas.

Snapdragon 8+ Gen 1 e carregamento rápido de 125 watts no Moto X30 Pro

Continuando nas especificações de topo, o Moto X30 Pro chega com o mais recente processador da Qualcomm, o Snapdragon 8+ Gen 1, baseado no processo de fabrico de 4 nm da TSMC e que apresenta melhorias, em relação ao chip anterior.

O modelo conta com de até 12 GB de RAM LPDDR5 e de até 512 GB de armazenamento interno UFS 3.1, o que lhe dará uma boa velocidade de desempenho – pelo menos, em teoria.

Destaque-se ainda a bateria de 4.500 mAh que chega com suporte para carregamento rápido de 125 watts e carregamento sem fios de 50 watts. De acordo com a marca, o modelo é capaz de carregar a bateria a 50% em sete minutos e obter carga total em apenas 19 minutos.

Scanner para leitura de impressões digitais embutido no ecrã

Moto X30 Pro
Crédito@Motorola/Weibo

A zona frontal do novo Moto X30 Pro é ocupada pelo ecrã pOLED com 6,73 polegadas que fornece uma resolução Full HD+ e uma elevada taxa de atualização de 144 Hz.

Mas há uma surpresa escondida sob o ecrã: um scanner para leitura de impressões digitais. Esta funcionalidade irá facilitar a vida aos utilizadores, uma vez que se trata de uma área maior para uma leitura mais fácil da impressão digital.

Preço e disponibilidade

Ainda que a Motorola não tenha especificado exatamente o dia em que o novo Moto X30 Pro estará nas prateleiras das lojas, revelou o custo de todas as variantes disponíveis que começa nos 3.699 yuans, ou seja, aproximadamente 534 euros.

  • 8 GB+128 GB - 3.699 yuans (cerca de 534 euros)
  • 12 GB+256 GB - 4.199 yuans (cerca de 610 euros)
  • 12 GB+512 GB - 4.499 yuans (cerca de 650 euros)

Quanto à disponibilidade do modelo no mercado global, não foram avançadas informações. Recorde-se que no mercado europeu, o flagship pode assumir a designação comercial de Motorola Edge 30 Ultra.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt