MIUI vai alertar utilizadores de terramotos

António Guimarães
Comentar

Durante a sua conferência anual para programadores em Beijing, a Xiaomi anunciou que irá implementar um sistema de alertas para terramotos em breve. Esse sistema irá ser incluído no MIUI 11 através de uma atualização e estará disponível inicialmente apenas para certos utilizadores na China.

De acordo com a Xiaomi, este sistema será capaz de enviar alertas de terramotos para telemóveis e até mesmo televisões da marca segundos antes das ondas de choque manifestarem. Esta será a primeira vez que um sistema operativo móvel inclui alertas para desastres naturais que não sejam através de uma app de terceiros.

sichuan
Província de Sichuan, uma das áreas mais afetadas por terramotos na China

Este alerta foi desenvolvido pela Xiaomi em parceria com a instituição de prevenção a desastres naturais Care-Life. O seu responsável, Wang Tun, afirma que este sistema será mais eficaz que aplicações de terceiros pois não necessita de constante ligação à internet, funcionando por satélite.

Os alertas serão lançados para utilizadores na província de Sichuan, uma área da China bastante propensa a terramotos. Eventualmente, esta função estará embutida nativamente no MIUI de forma global, podendo ajudar utilizadores por todo o mundo a prevenirem-se contra tais desastres.

Xiao AI 3.0 foi também apresentado

A Xiaomi é como a Apple do mundo asiático pois possui um ecossistema muito vasto que atinge quase todos os seus produtos. Assim sendo, a fabricante apresentou também em Beijing o novo assistente de voz Xiao AI 3.0. O assistente tem uma opção para voz masculina e diálogo contínuo nos telemóveis.

Presente em telemóveis, tablets e televisões, o Xiao AI 3.0 já conta com 49.9 milhões de utilizadores mensais ativos na China. A Xiaomi salientou ainda a importância do kit de programação MACE, que permite a criação de produtos, apps e funções de terceiros que façam uso do assistente de voz.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.