MIUI prova que a Xiaomi voltará em força ao mercado de tablets Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O mercado de tablets Android não é particularmente entusiasmante, aliás, bem pelo contrário. A exceção sendo a Samsung com os seus Galaxy Tab, Huawei e mais algumas fabricantes que ainda apostam neste segmento ao qual voltará em breve a Xiaomi.

Segundo novas informações obtidas a partir da análise das aplicações de sistema presentes na interface MIUI 12.5, a Xiaomi prepara efetivamente uma aposta no mercado dos tablets Android. As provas foram recentemente obtidas pelo investigador kacskrz.

A Xiaomi prepara pelo menos um novo tablet Android

Segundo as informações avançadas pelo leaker kacskrz através do grupo de Telegram XaomiUI, teremos entre um a três novos tablets Android de gama alta. Serão até três novos produtos equipados com boas caraterísticas técnicas a chegar em breve.

Os novos tablets, dos quais podemos vir a ter três modelos, utilizarão processadores da Qualcomm, os Snapdragon da linha 8XX, portanto, os chips de gama alta da tecnológica norte-americana. Algo que colocará estes tablets Android no segmento premium.

A acompanhar o seu relato, o leaker partilhou também duas imagens da MIUI onde vemos os menus de navegação já preparada para o formato tablet. Mais concretamente, a secção das Definições onde podemos escolher os botões virtuais ou gestos de navegação.

A Xiaomi já preparou a sua interface MIUI 12.5

Acima vemos as capturas de ecrã com a informação alusiva aos gestos de navegação para o formato tablet, provando o interesse da fabricante e prontidão da MIUI 12.5 para os novos produtos. Estas informações estão presentes na versão "alpha" da MIUI 12.5.

Foi a partir da análise do código-fonte dessa compilação inicial da MIUI que o leaker encontrou também referências a três novos produtos Xiaomi. Os seus nomes de código são “nabu”, “enuma” e, por fim, “elish”. Os primeiros dois podem ser duas versões do mesmo produto, variantes locais, ou versões com e sem 5G ou LTE.

Até ao momento as caraterísticas técnicas dos produtos são maioritariamente desconhecidas. No entanto, aponta-se a utilização de um ecrã IPS LCD em todos os três tablets com taxa de atualização a 120 Hz, resolução 2560 × 1600 pixeis e formato 16:10.

Três tablets com três processadores Snapdragon da Qualcomm

Sabemos ainda, por fim, que o modelo "nabu" terá um ecrã de 10,97 polegadas, com os demais caraterísticas a permanecerem envoltas em mistério, sem serem conhecidos os detalhes de memória, RAM, bateria, câmaras, etc.

Há, contudo, quem lhes aponte a utilização dos processadores Snapdragon 855, 855 ou 860, principalmente para o modelo mais económico.

Não descartamos também a utilização dos modelos mais recentes da Qualcomm, sobretudo para os tablets mais caros que poderão estar equipados com o Snapdragon 865, 865+ e 870.

Editores 4gnews recomendam:

  • Janela de lançamento do GTA 6 vai mesmo desapontar os fãs de Grand Theft Auto
  • Ténis da Nike inspiradas na PlayStation 5? Já existem e são deslumbrantes!
  • iPhone 13 Pro Max: eis o melhor vislumbre ao novo smartphone da Apple (vídeo)
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.