MIUI 14: estas são as 3 melhores novidades para o teu Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi apresentou a interface de utilizador MIUI 14 no passado dia 11 de dezembro de 2022 durante o mesmo evento em que ficamos a conhecer os smartphones Xiaomi 13. É a mais recente iteração da sua UI, baseada já no sistema operativo Android 13 da Google e já está disponível também em Portugal.

Em seguida damos a conhecer três das melhores novidades introduzidas pela fabricante chinesa para os seus dispositivos móveis. São funções com real impacto positivo nos seus smartphones, tablets e demais equipamentos, com potencial de melhorar a nossa experiência de utilização.

1. Photon Engine para acelerar as apps na MIUI 14

Xiaomi MIUI 14

O "motor" de aceleramento das aplicações de terceiros visa dar um empurrão às aplicações que instalamos nos nossos telemóveis Xiaomi. Sumariamente é uma nova garantia de velocidade e bom desempenho das aplicações que acabamos por descarregar.

O seu funcionamento opera no kernel Linux. É aqui que a "magia" acontece ao otimizar a gestão de recursos do dispositivo em cada momento e assim garantir o máximo desempenho no telefone ou tablet.

A propósito, e conforme os dados da própria fabricante, a fluidez das apps de terceiros pode aumentar em até 88% graças às otimizações operadas pela Xiaomi com o seu Photon Engine.

Mais ainda, este mecanismo promete também diminuir o consumo energético das aplicações em até 16%. Ou seja, ficaremos com um smartphone (e tablet) mais rápido, sem que a autonomia de bateria seja prejudicada. Aliás, verifica-se o exato oposto com melhor eficiência energética.

2. Sistema mais puro e próximo do Android 13 da Google

MIUI 14 Android 13

A maior diferença que sentirão ao atualizar para a MIUI 14 será a "leveza" do sistema. Temos menos distrações com apps redundantes e serviços que pouco ou nada acrescentam. Tal como afirma a própria marca, esta é uma versão ultra pura do sistema operativo, mais próxima do Android 13 da Google.

O novo firmware chega com os mínimos necessários para manter a identidade visual da Xiaomi e toda a funcionalidade que já esperamos da MIUI. Com efeito, pouco mais vem pré-instalado neste firmware da própria marca.

Mais ainda, de todas as aplicações pré-instaladas pela Xiaomi podemos desinstalar a maioria, com apenas 8 apps restritas, ou seja, que não podemos remover. São apps de telefonia, mensagens, relógio e a loja de aplicações, entre outras apps essenciais.

Esta é possivelmente a melhoria mais significativa no sentido de simplificar o sistema, removendo já uma boa parte do bloatware que continuava presente.

Por fim, segundo a marca, o "peso" da MIUI 14 é 23% menor que o das versões prévias, contribuindo para um melhor desempenho e gestão de recursos do telefone.

3. Ícones personalizáveis na MIUI 14 da Xiaomi

Xiaomi MIUI 14

Em terceiro lugar temos um sério reforço da personalização possível de toda a interface MUI 14. Na prática, podemos agora mudar o tamanho dos ícones de modo geral no telefone, ou em casos particulares, escolhendo cada uma das apps e respetivos ícones.

Temos ainda mais liberdade para personalização dos widgets e respetivo conteúdo apresentado no ecrã inicial, além de um tamanho maior para as pastas apresentadas. Podemos inclusive usar as decorações, com pequenos "acrescentos" decorativos para vários ícones a escolher pelo utilizador.

Por fim, temos agora que aguardar pelo término da sua distribuição também em Portugal, além da estreia com os smartphones Xiaomi 13, a nova gama a chegar a 26 de fevereiro à Europa.

PS: MIUI 14's beta version will be rolled out via an OTA update for limited users this time.If you want to join the beta program, please apply with the links below:👉1. Global users:https://t.co/bp5GB369uM👉2. Indian users only: https://t.co/4EiCpf5uTm https://t.co/sL7b28RX84

— MIUI (@miuirom) 9 de janeiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.