MIUI 13 oficial! Estas são as 4 grandes novidades da interface Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A MIUI 13 é a mais recente versão da interface desenvolvida pela Xiaomi para os seus smartphones Android. É, com efeito, uma das atualizações mais esperadas para os seus smartphones em Portugal e agora ficamos a conhecer o escopo das suas novidades.

A atualização assenta em quatro pilares, a saber: "Liquid Storage"; "Atomized Memory", "Focused Algorithms" e "Smart Balance". Ou seja, no armazenamento líquido, memória atomizada, algoritmos focados, bem como no equilíbrio inteligente.

A MIUI 13 é a mais recente versão da interface proprietária da Xiaomi

Today, we are pleased to introduce #MIUI13 formally to #RedmiNote11Series! #RiseToTheChallenge pic.twitter.com/xG7aPzjlbj

— Xiaomi (@Xiaomi) 26 de janeiro de 2022

A Xiaomi introduziu oficialmente a MIUI 13 com a nova gama de smartphones Redmi Note 11, chegando posteriormente aos demais modelos em circulação, eleitos para o efeito. Entretanto, ficamos também a conhecer as principais melhorias e novidades.

O objetivo último passa por otimizar o processamento e maximizar o desempenho dos seus telefones. Isto em simultâneo com a disponibilização de ferramentas úteis para os seus utilizadores, bem como diversas opções de personalização.

1. Armazenamento Líquido da MIUI 13

With #MIUI13, we’re introducing Liquid Storage, a technology that reduces fragmentation and actively manages your stored data! #RiseToTheChallenge #RedmiNote11Series pic.twitter.com/TrBxs5bTjO

— Xiaomi (@Xiaomi) 26 de janeiro de 2022

Em primeiro lugar temos o "Armazenamento Líquido". Trata-se de uma nova forma, aplicada ao sistema, para gerir o armazenamento interno do dispositivo móvel. Na prática, gere de forma diferente a forma como os ficheiros são guardados no telefone.

Tal como a Xiaomi deu a saber, o processo de escrita e leitura de ficheiros é feito continuamente nos nossos smartphones. Todavia, à medida que o processo é repetido vezes sem conta a velocidade tende a diminuir, verificando-se o fenómeno da fragmentação.

Em cerca de 36 meses a velocidade de acesso (leitura / escrita) do armazenamento pode diminuir até 50% devido à fragmentação. É precisamente isso que o Armazenamento Líquido visa combater, aumentando a sua eficácia até 60%.

Há, em síntese, uma gestão ativa do armazenamento interno para evitar a fragmentação e impedir que o telefone fique gradualmente mais lento ao longo do período de utilização.

2. Memória atomizada para a RAM na MIUI 13

#MIUI13 also possesses Atomized Memory. This means you can run more apps at once and enjoy a smoother multitasking experience, having the background process efficiency increased by a massive 40%! #RiseToTheChallenge #RedmiNote11Series pic.twitter.com/DjnANV5uEi

— Xiaomi (@Xiaomi) 26 de janeiro de 2022

Em segundo lugar, outro dos fatores que muito contribuem para a velocidade da interface é a memória RAM. Ou, mais concretamente, a forma como esta é gerida. A pensar nisso, a Xiaomi introduziu os algoritmos de memória otimizada na MIUI 13.

Isto vem tornar possível manter mais aplicações abertas em segundo plano, com uma navegação mais suave pela UI. De acordo com a marca, a otimização efetuada pelos novos algoritmos aumenta a eficiência deste quesito em até 40%.

3. Algoritmos Específicos com a nova MIUI 13

We’re also introducing Focused Algorithms in #MIUI13. It prioritizes the active app above all others, giving you faster speeds and higher performance. #RiseToTheChallenge #RedmiNote11Series pic.twitter.com/wXHSDQvwiy

— Xiaomi (@Xiaomi) 26 de janeiro de 2022

Em terceiro lugar temos um novo leque de algoritmos que visam focar os recursos do sistema numa determinada tarefa sempre que necessário. Isto vem ajudar o processador a focar-se numa determinada tarefa de cada vez, por exemplo, numa app exigente.

Ao invés, sem estes algoritmos os processadores tendem a dar igual importância às várias aplicações abertas. Assim, a Xiaomi quis efetivar o contrário para garantir que quando precisamos de todo o desempenho num jogo, por exemplo, temos exatamente isso.

Esta é uma das principais novidades da MIUI 13 com impacto significativo na experiência geral de utilização.

4. Equilíbrio Inteligente da MIUI 13

We’ve also introduced Smart Balance, which extends the overall battery life in #MIUI13! #RiseToTheChallenge #RedmiNote11Series pic.twitter.com/zbUepT4bKH

— Xiaomi (@Xiaomi) 26 de janeiro de 2022

Por fim temos o Equilíbrio Perfeito. Um algoritmo que vem garantir uma maior autonomia de bateria (até 10%) com a MIUI 13. Na prática, o telefone fará uma melhor gestão dos recursos, um equilíbrio cuidado entre autonomia de bateria e desempenho.

Algo que aprenderá também com os hábitos de utilização de cada pessoa para otimizar este balanço entre rapidez e desempenho com a longevidade da bateria ao longo do dia.

Xiaomi MIUI 13

Além disso, temos também novas opções de personalização como a SideBar ou barra lateral onde podemos por as nossas aplicaões favoritas, algo já presente nas interfaces da Samsung, OPPO, entre outras.

Estas são as principais novidades a chegar aos smartphones Xiaomi

So, here are the 4 main ways that #MIUI13 will elevate your experience to another level.✅Faster storage✅Faster background efficiency✅Faster processing✅Longer battery lifeAnd by the way, did we mention the new customizable sidebar? #RedmiNote11Series #RiseToTheChallenge pic.twitter.com/vjK3YXQn3T

— Xiaomi (@Xiaomi) 26 de janeiro de 2022

Uma maior autonomia de bateria, mais velocidade de processamento e desempenho fluído, bem como maior eficiência na gestão dos recursos do telefone. Seja a otimização do armazenamento para evitar a fragmentação, a gestão reforçada da RAM, entre outros.

Todas as novidades presentes já na MIUI 13 que chegará à maioria dos smartphones eleitos com o Android 12 da Google durante os primeiros meses de 2022.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.