MIUI 13: já conhecemos as principais novidades do software da Xiaomi

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda sem confirmação oficial, tudo aponta para que a MIUI 13 seja oficialmente apresentada em agosto. Será junto do Xiaomi Mi MIX 4 e outros produtos de relevo que a tecnológica chinesa dará a conhecer o software que vai equipar os seus dispositivos móveis.

Em jeito de antecipação a esse importante momento, eis que são reveladas algumas das novidades que a MIUI 13 oferecerá aos seus utilizadores. Os dados são fornecidos pelo leaker Panda is bald.

MIUI 13 trará uma nova interface aos equipamentos da Xiaomi

Através da rede social Weibo, esta fonte deu a conhecer aquelas que se esperam ser as principais novidades a implementar com a MIUI 13. Aquela que imediatamente terá impacto no utilizador serão as mudanças visuais que a Xiaomi está a preparar.

Segundo o que se conhece agora, a MIUI 13 renovará os seus ícones, papéis de parede, fontes e animações. Ou seja, quem receber esta versão do software da Xiaomi ficará com a sensação de que adquiriu um smartphone novo.

As remodelações visuais apontadas serão de grande impacto para todos os seus utilizadores. É por isso que esta é encarada como a principal novidade que a MIUI 13 trará a todos os equipamentos contemplados.

Janelas flutuantes para jogos e expansão de memória RAM

Não só do visual se compõe a interface da Xiaomi, portanto, a empresa irá aplicar igualmente novas funcionalidades ao nível do sistema. Estas também serão preponderantes na forma como o utilizador tirará partido das potencialidades do seus equipamentos.

Uma das novidades será a aplicação de janelas flutuantes para gaming. O conceito não é novo, visto que já existe em aplicações como o Youtube, amplamente conhecido como modo picture-in-picture.

Essa é a filosofia que a Xiaomi quer fornecer aos seus utilizadores enquanto jogam. Poder fazê-lo numa janela que não ocupará a totalidade do ecrã do smartphone e potenciando uma maior sensação de multitasking.

Outra das bandeiras da MIUI 13 foi descrita como tecnologia de fusão de memória. Simplificando o tema, trata-se da tão falada adição de memória RAM ao smartphone através de software.

Será uma funcionalidade estreada na MIUI 13 que permitirá ao utilizador alocar parte da memória interna do dispositivo para memória RAM. Poderá revelar-se importantíssima em equipamentos com menor memória RAM física. É ainda falado na tecnologia de renderização do sistema por camadas.

São estas algumas das novidades que se destacarão com o lançamento da MIUI 13 nos próximos meses. Todos os detalhes e novidades adicionais serão explicadas brevemente, aquando da apresentação oficial da interface da Xiaomi.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi MIX 4: as caraterísticas que farão dele o smartphone mais avançado de 2021
  • MIUI 12.5 disponível para este bom smartphone Xiaomi na Europa
  • Xiaomi Redmi Buds 3 Pro: novos earbuds TWS com preço que vais gostar!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.