A Xiaomi apresentou oficialmente a mais recente versão da sua interface a 28 de dezembro de 2021. Foi então, que pela mão de Lei Jun, também ficaríamos a conhecer a nova geração de smartphones topo de gama, os Xiaomi 12 a chegar à Europa em breve.
Entretanto, a fabricante chinesa redobrou os seus esforços com a atualização dos seus dispositivos móveis, agora preparando o Android 12, revestido pela MIUI 13, a chegar em breve a mais equipamentos. Aliás, esta grande atualização chegará durante o mês de janeiro a um total de 19 smartphones Xiaomi.
Importa frisar, contudo, que esta atualização, ainda que global, terá início na China, pelo que nem todas as regiões receberão as novidades em simultâneo.
Lista dos smartphones Xiaomi a receber a MIUI 13 a partir de janeiro de 2022
- Mi 11
- Mi 11 Ultra
- Mi 11i
- Mi 11X Pro
- Mi 11X
- Xiaomi Pad 5
- Redmi 10
- Redmi 10 Prime
- Xiaomi 11 Lite 5G NE
- Xiaomi 11 Lite NE
- Redmi Note 8 (2021)
- Xiaomi 11T Pro
- Xiaomi 11T
- Redmi Note 10 Pro
- Redmi Note 10 Pro Max
- Redmi Note 10
- Mi 11 Lite 5G
- Mi 11 Lite
- Redmi Note 10 JE
A atualização MIUI 13 trará o Android 12 aos smartphones Xiaomi
Salientamos ainda que alguns dos smartphones acima listados receberão a MIUI 13 baseada no Android 11 e não na versão mais recente - Android 12. Trata-se de uma prática comum junto da fabricante que adapta a sua interface às caraterísticas técnicas de cada dispositivo móvel. Assim, para os modelos mais antigos, teremos uma versão da MIUI 13 sustentada no Android 11.
De igual modo, importa notar que estes são os dispositivos móveis que receberão a atualização durante o primeiro trimestre de 2022, o Q1 deste ano. Dito isto, ainda que a atualização global tenha início em janeiro, a mesma pode fazer-se esperar até ao fim de março.
Mais ainda, alguns destes dispositivos acima listados apresentam nomes distintos, sendo, todavia, o mesmo modelo. Isto deve-se ao facto de a Xiaomi lançar em diferentes mercados o mesmo telefone com diferentes nomenclaturas.
Atualmente a fabricante dispõe de um programa de testes Beta para a MIUI 13 que contempla 33 dispositivos. Todavia, o acesso a este programa está limitado aos dispositivos em uso na China.
Em síntese, com início marcado para janeiro, a distribuição da MIUI 13 global será gradual e faseada. Desse modo, alguns utilizadores cujos dispositivos estão contemplados nesta primeira fase ou lote poderão, mesmo assim, que ter de esperar um pouco mais.
Por fim, vê as maiores novidades da MIUI 13 a caminho do teu smartphone, com mais informações sobre todas as alterações.
Editores 4gnews recomendam:
- Top 10: os smartphones mais poderosos na AnTuTu em dezembro de 2021
- Xiaomi MIX 5: acreditas neste conceito com câmara telescópica de 200x?
- Huawei firma parceria com a SMIC para produzir os seus próprios chips