A tecnológica chinesa de Lei Jun estará a focar-se na MIUI 13, de acordo com fontes próximas da Xiaomi. Em causa está a próxima grande atualização da interface de utilizador própria que reveste todos os aspetos do sistema operativo Android.
Esta versão pode ser anunciada oficialmente em agosto próximo e pode trazer uma surpresa, o Mi MIX 4, tal como noticiamos previamente na 4gnews. Entretanto, foi também avançada uma lista dos smartphones eleitos para a atualização.
A MIUI 13 é a próxima versão da UI própria da Xiaomi
Importa frisar, contudo, que esta lista não é oficial, sendo compilada com base nas indicações de vários leakers e alguns programadores que trabalham junto da Xiaomi. Sem surpresas, os topos de gama da linha Mi 11 estão entre os primeiros a ser atualizados.
Sucintamente, estes serão os smartphones eleitos para a atualização MIUI 13:
- Linha Xiaomi Mi 11
- Xiaomi Mi MIX Fold e Mi Mix Alpha
- Linha Xiaomi Mi 10
- Linha Xiaomi Mi 9
- Linha Redmi K40
- Linha Redmi K30
- Linha Redmi Note 10
- Linha Redmi Note 9 (desde o Redmi 9C)
- Linha Redmi Note 8
- Linha Xiaomi Black Shark (desde o Black Shark 2)
- Smartphones POCO (desde o C3)
As várias linhas de smartphones acima listadas totalizam cerca de 80 modelos distintos de telefones Xiaomi considerando também as variantes em existência.
Note-se que também o smartphone Xiaomi Mi 6 terá direito à atualização para a MIUI 13, sendo um dos smartphones mais antigos a receber este update. Recentemente a fabricante daria a saber que este dispositivo ainda é usado por mais de 2 milhões de utilizadores, sendo um caso de sucesso junto da marca.
Até 80 smartphones Xiaomi podem receber a MIUI 13
Até ao momento pouco sabemos sobre o que mudará na MIUI 13, ainda que os rumores sugiram alterações significativas nos aspetos dos menus. Contamos assim com mais opções para os conteúdos, incluindo aqui as fotografias e vídeos, mas não só.
Também a vertente de saúde, smart home e ecossistema Xiaomi apresentará mais opções para controlo e interação através do smartphone e respetiva interface. Apontam-se também alterações às opções de bateria, gestão energética, integração com a plataforma Android Auto, bem como um reforço da produtividade a retirar do dispositivo móvel.
Para tal, a Xiaomi deve reforçar o seu sistema de bridge com o PC Windows, podendo também chegar a televisores e tablets para trabalhar no grande ecrã.
A MIUI 13 pode ser apresentada em agosto com o Mi MIX 4
Há também a sugestão de um sistema unificado de notificações a ser apresentadas na barra de estado, no topo, passando a ter uma apresentação mais coerente. A isto soma-se o foco na privacidade, com mais controlos a serem dados ao utilizador do dispositivo.
A MIUI 13 também deverá otimizar a apresentação de páginas em branco e páginas a ser carregadas, com um novo design a ser implementado nas barras de progresso, os elementos gráficos apresentados quando uma página está a ser aberta, por exemplo.
Por fim, temos também a sugestão de novos efeitos e apresentações dinâmicas para uma maior fluidez gráfica de toda a MIUI. Isto tirará partido dos ecrãs com alta taxa de atualização, sendo acompanhada de uma uniformização do design de toda a MIUI 13.
Em síntese, até ao momento a MIUI 13 tem sido resumida em consistência, produtividade, fluidez, melhor desempenho e autonomia.
Deixo-vos com uma simples questão. Que aspetos gostariam de ver melhorados na MIUI 13 face às versões atuais?
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Mi Pad 6: esta será a maior prioridade nos próximos tablets Xiaomi
- Esta será a maior inovação para os smartphones Android em 2022
- Xiaomi trará caraterística muito pedida para os smartphones Redmi Note 11