MIUI 12.5 disponível para este bom smartphone Xiaomi na Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A fabricante chinesa Xiaomi tem agilizado o seu programa de atualizações com a MIUI 12.5, a mais recente versão da sua interface própria baseada no Android 11. Com efeito, esta grande atualização chega agora a mais smartphones como o Xiaomi Mi 9.

O antigo topo de gama, apresentado em fevereiro de 2019 e bastante apreciado por toda a Europa - e particularmente em Portugal - recebe assim a nova versão da interface apresentada no início deste ano. É a mesma versão que chegou com os Xiaomi Mi 11.

A MIUI 12.5 traz o Android 11 para os smartphones Xiaomi Mi 9

Xiaomi Mi 9 MIUI 12.5
Changelog oficial com as novidades da MIUI 12.5 para os Mi 9.

Atualmente em distribuição na Europa, a nova versão foi reportada primeiramente na Grécia por uma publicação local. Entretanto, as novidades já se terão disseminado pelo velho continente, chegando também a Portugal como apontam alguns utilizadores.

Importa frisar que esta atualização é duplamente benéfica para o smartphone Xiaomi Mi 9. Com efeito, além de trazer uma nova versão da MIUI, o novo software eleva também a versão do sistema operativo, passando do Android 10 para o Android 11.

Adicionalmente, é uma grande atualização - no que concerne o tamanho do pacote - pesando a nova versão 2,4 GB. Portanto, recomendamos que façam o seu download através de uma ligação Wi-Fi à Internet a menos que o tráfego de dados seja ilimitado.

São 2,4 GB a caminho do smartphone Xiaomi Mi 9

Xiaomi Mi 9
O smartphone Xiaomi Mi 9 foi apresentado em fevereiro de 2019.

A nova compilação - MIUI V12.5.1.0.RFAEUXM - está em distribuição no nosso país e continente. Trata-se da versão estável que pode ser instalada por qualquer utilizador assim que este receba a notificação de update disponível para download.

Note-se, contudo, que nem todas as unidades do smartphone Xiaomi Mi 9 receberão esta atualização em simultâneo. Por via da regra, as distribuições são feitas de forma gradual e faseada via OTA (over the air) pelo que poderão ter que esperar um pouco mais.

De qualquer modo, as atualização está em distribuição na Europa e não tardará até chegar a todas as unidades ativas. De qualquer modo é possível verificar manualmente a sua disponibilidade através das Definições do smartphone - Atualizações de Software.

Até 20x mais poder de renderização com a MIUI 12.5

Xiaomi MIUI

Entre as novidades referidas no changelog, ou registo oficial de mudanças, está um incremento de até 20 vezes no poder de representação digital (renderização) com a MIUI 12.5. Isto significa que os conteúdos são apresentados de forma veloz, dando a sensação de estar a usar um smartphone mais rápido.

Toda a interface parecerá mais leve, rápida e simples de usar. Aliás, de acordo com o changelog, será mais durável, ainda que a aplicação prática de tal premissa seja...difusa.

Por outro lado, temos também o patch de segurança de junho de 2021, o que já é uma melhoria palpável. Temos também melhorias para a aplicação Notas com a MIUI 12.5 que recebe uma grande atualização, repleta de novas opções.

Em síntese, é agora uma questão de tempo até que todas as unidades do Xiaomi Mi 9 em Portugal sejam atualizados. Poderá demorar todo o mês de julho e estender-se até agosto, mas esta é uma das atualizações a não perder.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.