A MIUI 11 está prestes a receber uma nova funcionalidade de segurança que todos os utilizadores do Android vão desejar ter nos seus smartphones. O Android 10 veio implementar diversas funcionalidades de segurança, com o objetivo de limitar o acesso de aplicações a permissões desnecessárias.
No entanto, parece que a Xiaomi não está contente com o nível de segurança oferecido pelas ferramentas da Google. De acordo com informações descobertas pelo XDA Developers, a fabricante está a desenvolver uma nova funcionalidade chamada "App Behavior Records", que deverá chegar em breve aos smartphone da Xiaomi com a MIUI 11.
Smartphones da Xiaomi passarão a receber notificações sobre "atividades estranhas" de aplicações
Ainda sem qualquer informação sobre quando esta nova funcionalidade poderá ser disponibilizada para os utilizadores, ficaram já revelados diversos detalhes sobre como irá funcionar.
Basicamente, a "App Behavior Records" vai registar todas as atividades de aplicações sempre que realizam atividades em segundo plano ou tiram proveito de permissões importantes.
Estas são as atividades em que a funcionalidade se irá focar:
- Inicio automático em segundo plano
- Lançamento de aplicações secundárias
- Utilização de permissões "sensíveis"
- Realização de ações "sensíveis"
No caso das ações que podem comprometer a segurança e bom funcionamento do smartphone, foi também encontrada uma lista detalhada de todos os items que a funcionalidade irá considerar nesta categoria:
- Gravação de áudio em segundo plano
- Aceder a eventos do calendário
- Aceder ao histórico de chamadas
- Tirar fotos ou gravar vídeos
- Aceder ou gravar items no clipboard
- Realizar chamadas
- Aceder aos contactos
- Aceder à localização
- Ler mensagens de texto
- Aceder a informação gravada pelos sensores
- Aceder a informações de atividade
- Ler o número de telefone
- Aceder a informações do dispositivo
- Aceder ou gravar ficheiros em plano de fundo
Sempre que uma destas situações acontecer, será registada pela nova funcionalidade e o utilizador vai ser alertado através de uma notificação. Desta forma, vai ser muito mais fácil e prático manter todas as atividades realizadas pelas Apps sob controlo.
Com os inúmeros incidentes em smartphones Android causados por aplicações maliciosas, não há dúvida que todas as funcionalidades de segurança são bem-vindas. Assim sendo, seria interessante ver a Google inspirar-se na Xiaomi e acrescentar estas funcionalidades à sua ferramenta.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Mi 10 já rendeu mais de 26 milhões de euros em apenas 1 minuto!
- Realme X50 Pro, concorrente do Xiaomi Mi 10, passa no AnTuTu e surpreende com pontuação!
- Xiaomi Mi 10: percebe o porquê do aumento do seu preço