Misterioso smartphone revela principais detalhes do Snapdragon 898

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O próximo processador topo de gama da Qualcoom será apresentado já no próximo mês no contexto do seu evento anual no Havai. Tudo indica que se chamará Snapdragon 898, porém, esconde ainda alguns dos seus principais pormenores.

Agora, graças a uma imagem partilhada por Digital Chat Station, vemos um misterioso smartphone equipado com o Snapdragon 898. Em rigor, vemos as informações fornecidas pela aplicação Device Info HW que nos revela a composição técnica deste processador.

Snapdragon 898 conta com oito núcleos distribuídos por três clusters

Sem grande espanto, confirma-se que o novo Snapdragon 898 contará com oito núcleos de processamento, agrupados em três categorias. Com efeito, teremos um núcleo Cortex-X2 vocacionado para as tarefas mais exigentes e com uma frequência de 3 GHz.

Em seguida, podemos confirmar a presença de três Cortex-A710 com uma frequência de 2,5 GHz. Por fim, temos mais quatro núcleos Cortex-A510 mais eficientes (dirigidos a tarefas básicas) com uma frequência de 1,79 GHz.

É provável que esta configuração seja replicada por outras fabricantes de processadores, mas aquilo que tornará o Snapdragon 898 único será a sua gráfica. Tal como se comprova pela imagem, o novo SoC será portador de uma GPU Adreno 730.

Infelizmente, ainda não são conhecidos muitos pormenores acerca deste componente gráfico. Todavia, especula-se que apresente um salto de 20% no seu desempenho face à Adreno 660 graças ao seu fabrico ao abrigo da litografia de 4 nanómetros da Samsung.

Não tendo esta informação sido retirada de uma aplicação de benchmark, não podemos avaliar o desempenho que o Snapdragon 898 oferecerá. Mas a passagem de um smartphone da Vivo pela Geekbench revelou uma pontuação de 720 pontos em single-core e 1919 pontos em multi-core.

Qual será o smartphone visto nesta imagem?

Esta é a interrogação que persiste após a divulgação desta imagem, entretanto removida na fonte. Ainda que nada esteja confirmado, especula-se que possa ser o Xiaomi 12.

O próximo topo de gama da Xiaomi será o primeiro a ser anunciado com o Snapdragon 898. Ademais, o modelo já entrou em fase de produção, o que viabiliza a tese que tratar-se realmente de um protótipo do Xiaomi 12.

Enquanto isso fica por esclarecer, clarificam-se alguns pormenores técnicos do vindouro Snapdragon 898. Esta é a configuração técnica que devemos esperar dos principais topos de gama Android lançados no decorrer de 2022.

Editores 4gnews recomendam:

  • Asus ROG Phone 5s e 5s Pro oficiais: os reis do gaming mobile voltaram
  • Realme Pad chegará em breve à Europa para ofuscar o Xiaomi Mi Pad 5
  • Amazon mostra como todos deveriam definir a sua política de atualizações
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.